Economia
IPTU alto demais? Aprenda a contestar o valor e economizar
Se você acha que o IPTU do seu imóvel está alto demais, saiba que tem como verificar e até contestar o valor. Saiba como!
Se você possui um imóvel, seja uma casa ou um ponto comercial, provavelmente já está familiarizado com o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), cobrado pela prefeitura. Mas você sabia que é possível contestar o valor calculado desse imposto? Vamos entender como isso funciona.
Entendendo o IPTU
O IPTU é calculado com base no valor venal do imóvel, que é basicamente o preço que a prefeitura estima para o seu imóvel. Esse valor pode mudar por diversos motivos, como a localização do imóvel, o tamanho do terreno e da construção, e o estado do mercado imobiliário na região.
Quando o cálculo parece errado
Às vezes, esse cálculo pode parecer injusto e acabar pesando mais no seu bolso. O engenheiro civil Murilo Reis explica que, se você achar que há algo incoerente, é possível contestar. Mas como fazer isso?
Juntando documentos
Primeiro, você precisa reunir alguns documentos. Eles mostrarão onde pode estar o erro no cálculo do IPTU. Isso inclui os carnês do IPTU deste ano e dos anteriores, seu RG e CPF, e a matrícula atualizada do imóvel. Se o imóvel não estiver em seu nome, é necessário ter a documentação que comprove isso também.
Contratando um especialista
A próxima etapa é contratar um engenheiro civil ou arquiteto que entenda bem de avaliação de imóveis. Esse profissional vai elaborar um laudo técnico, o qual analisará seu imóvel e o comparará com o valor de mercado, mostrando se o IPTU cobrado está ou não dentro do que seria justo.
Fazendo a contestação
Com este laudo em mãos, você já possui uma base para contestar o valor do IPTU. Contudo, fique atento: cada cidade tem suas próprias regras e prazos para realizar essa contestação. Em algumas, é possível até fazer o procedimento pela internet.
Documentos necessários
Para pessoa física, os documentos incluem:
- Formulário de reclamação do IPTU;
- Seus documentos pessoais e do imóvel;
- Histórico de reclamações anteriores, se houver.
Para pessoa jurídica:
- Os mesmos documentos da pessoa física, mais documentos relacionados à empresa e aos sócios.
Se você acredita que o IPTU do seu imóvel está excessivamente alto, saiba que é possível verificar e até mesmo contestar o valor.
-
Mundo1 dia atrás
6 profissões curiosas que só existem no exterior, não no Brasil
-
MEI2 dias atrás
Com descontos de quase R$ 20 MIL, veja 4 opções de carro zero para MEI
-
Agronegócio1 dia atrás
Seis plantas de sombra para embelezar sua casa sem sol direto
-
Economia2 dias atrás
PIX acima de R$ 200 será NEGADO no app do banco; entenda
-
Finanças2 dias atrás
Notas raras de 2 reais: um tesouro escondido nas carteiras dos brasileiros
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
IMPORTANTE para não perder dinheiro: saiba como calcular horas extras
-
Bancos1 dia atrás
Itaú lança o 1º cartão de pagamento por voz do Brasil
-
Carreira1 dia atrás
Você está usando IA no currículo? Veja por que isso pode ser um problema