Conecte-se conosco

Economia

IPVA: Conheça as consequências para os motoristas inadimplentes

Motoristas inadimplentes com o IPVA podem sofrer várias consequências, que levam até mesmo a perda do veículo.

Publicado

em

motoristas inadimplentes

Todos os anos, os donos de carros, motos, ônibus e caminhão têm um compromisso com o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA. Quem não pagar o imposto pode sofrer consequências. Veja quais são elas.

Leia mais: IPVA 2022: Saiba como calcular o imposto do seu carro para o ano que vem

Em alguns casos mais graves, de não pagamento do imposto, os proprietários podem até mesmo perderem os veículos. Por isso estar com o pagamento em dia é tão importante. De acordo com a lei, os motoristas até podem dirigir com o imposto atrasado. Porém só até o prazo de licenciamento anual.

Inadimplentes no IPVA

Quem fica inadimplente com o IPVA pode sofrer uma série de consequências, inclusive ter o novo incluído no cadastro de inadimplentes, o que traz muitas outras restrições. Por exemplo, quem não paga o IPVA não consegue o licenciamento.

Dessa forma, o certificado é bloqueado e o carro pode ser retido. Pela lei, os motoristas de veículos sem o pagamento do IPVA e sem o licenciamento cometem uma infração gravíssima. Por isso pode levar sete pontos na carteira e multa de R$ 293,47. Além da apreensão do veículo irregular.

Nesses casos, a conta para o motorista só aumenta. Já que o veículo fica retido no pátio do Departamento de Trânsito (Detran). E os motoristas ainda pagam pela diária do veículo retido, além dos gastos com a remoção.

Para conferir se está tudo em ordem com o pagamento do IPVA e não correr o risco de ficar inadimplente, é só acessar a página do Detran do seu estado. Em caso de não pagamento, os motoristas podem emitir uma nova guia.

A consulta pode ser feita por meio da placa do carro e o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Além disso, o IPVA é um imposto estadual e, dessa forma, é preciso conferir os prazos de cada estado brasileiro. Por exemplo, em São Paulo não é permitido o parcelamento do IPVA em atraso, somente antes da data de vencimento.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS