Economia
IPVA terá aumento de 10% no Brasil no próximo ano
O reajuste, provavelmente, será por conta do aumento do veículos novos e também dos usados. Confira a matéria para saber mais!
O IPVA, sigla do Imposto brasileiro sobre propriedade de veículos automotores, é um tributo estadual, assim, somente o Estado e o Distrito Federal têm o direito de instituí-lo de acordo com a constituição Federal.
Segundo a Zapay, startup focada em tecnologia de pagamentos e despesas de veículos, em 2023 o IPVA terá um aumento de 10% no país. O reajuste, provavelmente, será por conta do aumento do veículos novos e usados. Em São Paulo, o reajuste do imposto ficou em aproximadamente 22,54%.
É importante ressaltar que o valor percentual pode oscilar de um estado para o outro. Por exemplo, a alíquota no estado de São Paulo é de 4%. Já no Pará é de 2,5% do valor venal do veículo.
A definição de cada Detran pode sofrer alterações de uma unidade da Federação para outra. Os departamentos também alteram as datas e prazos para pagamento e os descontos de pagamentos à vista oferecidos, assim como a alíquota.
A tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) é o único padrão em todos os estados que serve de referência para determinar o valor de cada veículo.
Além disso, uma forma de descobrir a estimativa do valor que será preciso pagar de IPVA é utilizar o site da Zapay, uma ferramenta gera o cálculo automático. Basta informar a placa do veículo e um endereço de e-mail.
O pagamento do IPVA pode ser feito pelo site do Detran ou Secretaria de Fazenda do estado de residência do motorista, buscando pelos débitos na aba “Consulta de Débitos” ou qualquer opção similar.
Em seguida, é necessário preencher o número do Renavam juntamente com a placa do carro e demais informações, selecionando os débitos os quais os boletos serão gerados, assim, efetuando o pagamento à vista no banco que possui convênio ao Detran do estado.
Se o IPVA for quitado em apenas uma parcela, isso pode trazer benefícios aos contribuintes. Porém, quem desejar parcelar o valor também poderá receber descontos especiais. O mais importante é cada um analisar suas finanças e definir a melhor forma de pagamento do IPVA.
Quem não tiver o valor exato para o pagamento pode optar pelo parcelamento. A melhor opção é dividir o valor no menor número de parcelas possível, ou seja, em até cinco meses.
Também é importante lembrar que o atraso pode gerar consequências indesejáveis, como multas por dia mais juros, nome inserido na dívida ativa e, até mesmo, apreensão do veículo.
Os veículos que utilizam gás e energia elétrica pagam imposto de apenas 3%. Dependendo de quantos anos tem o veículo, ainda é possível conseguir isenção total do valor do IPVA.

-
Tecnologia17 horas atrás
Alerta digital: novo vírus Android invade celular e clona cartões
-
Política1 dia atrás
STF promove mudanças significativas em regras de herança e promoções públicas
-
Economia2 dias atrás
É verdade que quem está no CadÚnico pode ganhar celular e chip de graça?
-
Moedas8 horas atrás
Moeda mais valiosa do mundo não é o dólar: veja o ranking das mais fortes
-
Finanças5 horas atrás
Se uma pessoa solteira e sem filhos falece, para onde vai a herança?
-
Automobilística2 dias atrás
Fórmula 1 não é para qualquer bolso: veja quanto custa virar piloto
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Deixar de bater ponto pode impactar o salário? Conheça regras e soluções
-
Finanças1 dia atrás
Quando o Pix Automático é a melhor opção de pagamento?