Economia
IR 2022: Entenda como funciona a tabela progressiva originalizada pela Receita Federal
É necessário conhecer 3 informações fundamentais para entender as exigências impostas pela Receita Federal. Saiba quais são!
A tabela progressiva, referente ao Imposto de Renda 2022, contém três informações fundamentais para entender as exigências impostas pela Receita Federal:
Veja também: Declaração do Imposto de Renda aos casais e algumas questões
- o valor da base de cálculo mensal e anual;
- a alíquota cobrada e;
- a parcela de dedução de acordo com as faixas salariais existentes.
Dessa forma, o contribuinte possui uma ideia de quanto irá pagar em tributos e quanto será descontado, perante o valor de seu salário.
Caso ainda não saiba, a tabela é responsável por transparecer ao brasileiro o valor que precisa ser contribuído no Imposto de Renda, seja ele anual ou mensal. Imposta pela Receita Federal, ela também se torna progressiva, uma vez que, quanto maior a renda do declarante, maior será a alíquota dos rendimentos tributáveis.
Para calcular o IR, é preciso primeiramente, checar quanto o contribuinte ganha em termos de rendimentos tributáveis ao mês.
Em diante, para descobrir a alíquota de contribuição, é necessário somente, localizar o salário que estará presente em uma das faixas contidas na tabela progressiva e fazer o cálculo: salário X alíquota de contribuição – valor reduzido.
Por fim, é importante lembrar, que o tributo é recolhido durante o ano todo, e principalmente, no período da declaração anual do IR havendo a possibilidade de o contribuinte realizar alguns ajustes que achar necessário, podendo pagar um pouco mais ou receber uma maior restituição.
Ademais, o prazo final para a entrega da declaração é até o dia 31 de maio, certifique-se de que todas as informações constadas no documento estão corretas, para que assim, não ultrapasse a data limite e seja multado.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025