Conecte-se conosco

Agronegócio

Israel sacrifica milhares de aves contra ameaça de nova epidemia de gripe aviária

Grous selvagens foram encontrados mortos e galinhas e perus estão sendo sacrificados no País.

Publicado

em

O Ministério do Ambiente de Israel informou que dezenas de milhares de aves estão sendo sacrificadas, na tentativa de conter um surto de gripe aviária no País. Até agora, mais de 5 mil grous migratórios já morreram na Reserva Natural de Hula e fazendeiros locais foram forçados a abater meio milhão de aves.

Segundo o ministro da pasta, Tamar Zandberg, esse já é considerado “o pior golpe para a vida selvagem” na história de Israel. Além da falta de animais, há temores a respeito de uma possível escassez de ovos.

Pessoas que estiveram em contato próximo com aves infectadas estão recebendo tratamento preventivo. Contudo, nenhuma transmissão do vírus A (H5N1) para humanos foi relatada. A transmissão de pássaros para humanos é considerada um evento raro. porém, desde 2003, 456 pessoas infectadas com o vírus morreram em decorrência da doença, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A Reserva Natural de Hula, onde os grous selvagens foram encontrados sem vida, suspendeu a entrada de visitantes devido ao surto.

Os vírus da gripe aviária ocorrem naturalmente em aves aquáticas migratórias, que tendem a não desenvolver sintomas. As aves domésticas são muito mais suscetíveis e, uma vez que o vírus seja encontrado em grupos comerciais ou domésticos, recomenda-se o abate rápido de todas as aves que possam estar infectadas.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS