Conecte-se conosco

Agronegócio

Já ouviu falar em azevinho? Conheça essa diferente espécie e suas peculiaridades

A espécie é considerada uma relíquia das antigas florestas subtropicais úmidas do período pré-glacial e é muito utilizada na decoração do Natal!

Publicado

em

Algumas plantas têm importância significativa nas decorações festivas de final de ano. É o caso do avezinho, famoso e muito procurado na época do Natal, para compor a decoração de ambientes variados. Não à toa, e em virtude de sua grande procura, o azevinho é hoje protegido por lei, que proíbe o arranque, o corte total ou de ramos, bem como o transporte e venda de plantas espontâneas.

Existem, todavia, dois tipos de azevinho: o verdadeiro e o falso. O azevinho verdadeiro é uma planta da família Aquifoliaceae, é a única planta desta família na Europa, sendo considerada uma relíquia das antigas florestas subtropicais úmidas do período pré-glacial. Trata-se de um arbusto ou pequena árvore com até 12 m de altura, com folhas ovais e rígidas.

O falso azevinho, por sua vez, tem a peculiaridade de possuir folhas membranáceas e caules modificados em forma de folha. Os frutos são pequenas bagas que ficam vermelhas quando maduras. Em virtude da escassez do verdadeiro azevinho, este passou a ser usado nas tradições natalícias em substituição àquele.

No entanto, ambas as plantas têm estatutos de proteção, em virtude de estarem se tornando cada vez mais raras.

Dicas de cultivo

Se você deseja adquirir uma planta de azevinho para sua casa, saiba que pode comprá-la envasada em viveiros licenciados. As sementes também são uma opção. Tenha em conta, porém, que será um processo mais moroso e que exigirá mais cuidados.

Antes de comprar, contudo, certifique-se que possui as condições necessárias para o seu crescimento e desenvolvimento. O azevinho gosta de ambientes sombrosos ou de meia-sombra e são resistentes a ambientes com baixas temperaturas. Além disso, a planta se desenvolve bem em solos frescos, bem drenados, leves e com um nível de matéria orgânica elevado.

Evite regar o azevinho abundantemente. Apenas deve fazê-lo no caso de períodos bastante secos em que é necessário repor os níveis de humidade do solo. As podas apresentam-se também como práticas essenciais para manter o seu azevinho bonito e produtivo, por isso, quando a planta estiver bem desenvolvida, faça podas regulares. Adubações e controle de pragas também são necessário e permitem que sua plantinha cresça forte, saudável e vigorosa.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS