Conecte-se conosco

Agronegócio

Jabuticabas na sua casa: aprenda a fazer mudas de um modo fácil e rápido com essas dicas!

Publicado

em

Ah… as deliciosas jabuticabas, afinal, quem é que não gosta daquele sabor docinho que só uma frutinha recém-tirada do pé pode proporcionar? A nossa querida e amada jabuticabeira se trata de uma árvore 100% brasileira e nativa da mata atlântica.  

A espécie é muito conhecida pelos frutos pequenos e pretos que brotam em seu tronco, além disso, são deliciosamente adocicados, com uma polpa branca e suave.

Voltando ao assunto, a árvore se destaca também pela sua beleza e potencial paisagístico, sendo muito utilizada para efeitos estéticos em sítios, chácaras e até mesmo quintais na cidade grande. Porém, como fazer uma muda de jabuticabeira? Nós vamos te ensinar hoje!

Como podemos fazer uma muda de jabuticaba realmente eficiente?

Como foi dito antes, a jabuticabeira é uma espécie nacional, mas se subdivide em algumas variedades, não sendo a única. A mais conhecida chama-se “sabará” e é uma das mais indicadas para o plantio em espaço apertados e vasos. Assim, os outros tipos são a “paulista“, “branca“, “rajada” e por fim a “ponhema“.

Agora, para conseguir uma muda boa, você pode escolher entre duas maneiras: usar sementes ou, então, estaquia. Caso escolha a última opção, é preciso escolher um bom galho em primeiro lugar, que possua uma boa grossura, de acordo com especialistas, 1 cm de envergadura é o ideal.

Uma vez que a escolha foi feita, realize a retirada com um instrumento apropriado e depois utilize uma pasta especial, selando a “ferida” deixada na árvore. Em lojas especializadas, esse produto é vendido em larga escala, inclusive. Com isso em mãos, é só fazer o plantio e esperar que a madeira dê origem a outra jabuticabeira.

No entanto, se você não deseja sacrificar um galho da planta, também pode optar por utilizar sementes que, por sua vez, podem ser facilmente compradas pela internet. Caso opte por esse procedimento, basta apenas plantá-las em uma terra fértil e aguardar.

Lembrando que é importante que as sementes recebam bastante luz solar e sombra em equilíbrio. Além disto, é necessário regar o solo com frequência para que a germinação ocorra mais rapidamente e com segurança.  

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS