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Jane Birkin: a mulher que inspirou a bolsa mais famosa do mundo

O mundo da moda é repleto de acessórios icônicos que movimentam grandes somas de dinheiro, e as bolsas são talvez os adereços mais famosos. Atualmente, existem muitos modelos disponíveis no mercado, para todos os gostos e bolsos, inclusive.

Dentre as marcas mais conhecidas, podemos citar Prada, Dolce & Gabbana, Louis Vuitton e Hermès. Aqui, vamos falar de um produto exclusivo confeccionado pela última empresa citada, a Hermès: trata-se da famosa Birkin, que foi inspirada na cantora e modelo Jane Birkin.

O artefato da Hermès hoje em dia é um dos mais desejados por pessoas de diversos países, e a tendência é que o item se valorize ainda mais, principalmente depois que a celebridade que a inspirou faleceu no último domingo (16/07).

Crédito: Forbes/Reprodução

Afinal, como a Birkin surgiu?

Jane Birkin morreu aos 76 anos e sempre será lembrada por influenciar gerações de designers, diretores, modelos e fashionistas no geral. Segundo ela, a ideia para criar a Birkin surgiu quando a mulher estava dentro de um voo e a sua sacola arrebentou.

Nesse momento, Jane fez diversas reclamações, pois outra bolsa que estava disponível não acomodava todos os seus objetos de maneira satisfatória. O modelo criticado por ela não era nada menos do que uma bolsa Kelly, que recebeu essa nomeação por conta da grande atriz norte-americana Grace Kelly.

Assim, ao lado dela estava sentado o presidente e designer-chefe da Hermès, Jean-Louis Dumas, que, utilizando um saquinho para enjoo, acabou desenhando o esboço de um adereço maior e que pudesse comportar mais coisas.

Logo, as primeiras unidades prontas da Birkin seriam lançadas em pouquíssimo tempo depois, no ano de 1984. Desde então, os acessórios se tornaram sinônimo de luxo, riqueza e status elevado nos EUA, custando algo em torno de US$ 60 mil, o equivalente a R$ 289 mil.

Na época, conta-se que havia listas de espera enormes para os itens mais raros e elas costumavam se estender por meses e até mesmo anos. Além disso, clientes que desejavam adquirir tais raridades precisavam ser convidados pelos vendedores da grife para ir comprar.

Entretanto, no ano de 2015, a musa que inspirou a nomeação deste objeto tão cobiçado pediu para que a empresa retirasse o seu nome dos modelos feitos com o uso de pele de crocodilo, considerados alguns dos mais caros fabricados pela grife.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

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