Conecte-se conosco

Agronegócio

Jardim em flor: Descubra os cuidados para Petúnias saudáveis o ano todo!

Publicado

em

Uma das principais características das Petúnias são as suas flores que encantam pela diversidade de tonalidades vibrantes e as flores em formato de trompete.  

Muito conhecidas pela capacidade de florescer de forma abundante durante todo o ano, elas podem ser usadas na decoração de ambientes internos e externos para dar um toque de beleza nos jardins, canteiros, jardineiras e vasos.  

Com os cuidados realizados da maneira certa, essa espécie pode alegrar e colorir o ambiente com suas mais belas flores, além de atrair borboletas e insetos polinizadores.    

Peculiaridades das Petúnias  

A Petunia juss tem origem nos climas tropicais e subtropicais da América do Sul e é considerada uma planta herbácea, ou seja, possui estrutura não lenhosa e tem caules macios, flexíveis e, geralmente, em tons de verde.  

As tonalidades de suas flores podem variar entre as cores branca, roxa, amarelo, rosa e lilás e, em alguns casos, podem ser mescladas também.  

Uma curiosidade muito interessante sobre essa espécie é que o seu nome tem origem na língua Tupi Guarani e seu significado é “flor vermelha”, entretanto, essa variedade de cores pode ser bem maior.  

Algumas espécies de Petúnias são mais recomendadas para o cultivo doméstico e decoração de ambientes internos, veja a seguir quais são elas:  

  • Petúnia Grandiflora;
  • Hedgiflora;
  • Petúnias Multiflora;
  • Petúnias Milliflora;

Significado da flor  

Existem alguns misticismos que cercam a flor das Petúnias, como, por exemplo, muitas pessoas acreditam que essa planta faz alusão à sabedoria e transformação. Por isso, ao cultivá-la o ambiente e as pessoas recebem força espiritual, como clareza da mente e harmonia.  

Outro misticismo envolvendo a planta se dá por conta do formato de suas flores e os desenhos em algumas espécies que lembram uma mandala e algumas pessoas associam esse fato à símbolos espirituais.  

Dicas e cuidados  

O adubo precisa ser composto, também é possível fazer a mistura de areia, matéria orgânica, como frutas , ossos, casca de ovo e mesclar com a terra. A adubação deve ocorrer mensalmente e a indicação é usar o produtos ricos em fósforo.  

O solo deve ser fértil e apresentar uma boa drenagem para evitar o acúmulo de água e um possível encharcamento do solo, que pode culminar no apodrecimento das raízes.  

A espécie necessita de exposição plena aos raios solares, que ajudam a estimular o desenvolvimento das flores durante todo o ano. Entretanto ela precisa ser preservada de temperaturas muito quentes. Um local à meia sombra é o ideal.  

O substrato precisa estar sempre úmido, mas cuidado para não regar as flores e folhas, somente o solo. No verão, com altas temperaturas, o ideal é regar 2 a 3 vezes por semana.  

A poda pode ser realizada quando a planta apresentar galhos grandes, em mau estado e murchos no vaso. As folhas murchas precisam ser retiradas e cortadas a 5 centímetros dos galhos podados.  

Jornalista, apaixonada por escrita desde pequena me encontrei no universo da comunicação digital. Já escrevi sobre diversos assuntos e minha missão é levar informação e conhecimento de forma simples e objetiva para o leitor, seja ele quem for!

Publicidade

MAIS ACESSADAS