Conecte-se conosco

Empresas

JBS: Wesley e Joesley voltam ao conselho de administração

Companhia é uma processadora de carne.

Publicado

em

Crédito: JBS

Na próxima assembleia geral extraordinária da JBS (JBSS3), marcada para o dia 26 de abril, o conselho de administração propôs que os acionistas votem para eleger os irmãos Wesley e Joesley Batista como novos membros do colegiado. Se a proposta for aprovada, o número de integrantes do conselho aumentará de nove para onze, mantendo a maioria de conselheiros independentes.

Como acionistas controladores da JBS, Wesley e Joesley Batista ingressaram na empresa aos 17 e 16 anos, respectivamente, e desempenharam papéis fundamentais na expansão da companhia, transformando-a em um dos líderes globais do mercado de alimentos.

Os dois executivos foram absolvidos no ano passado em um julgamento do colegiado da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Em maio, a maioria do colegiado já havia se pronunciado pela absolvição, mas a decisão final foi adiada devido a um pedido de vista da diretora Flávia Perlingeiro. Os processos investigavam suspeitas de infrações como manipulação de mercado, uso de informação privilegiada e abuso de poder de controle.

JBS (JBSS3)

Esses processos foram instaurados na CVM em 2017, após o episódio conhecido como “Joesley Day”, no qual áudios de conversas entre o executivo e o então presidente Michel Temer foram vazados. Esse evento provocou a maior queda do Ibovespa em nove anos e a maior alta do dólar em 14 anos no dia seguinte, 18 de maio.

Um dos processos analisava a conduta dos irmãos Joesley e Wesley Batista e da J&F Participações, holding do grupo, em acusações relacionadas a práticas de “insider” no mercado.

Após a absolvição pela CVM, a J&F Investimentos divulgou uma nota ao Valor, na qual afirmava que “a decisão desfez uma injustiça e reafirmou a integridade das operações dos executivos e empresas do grupo J&F no mercado financeiro”.

A empresa

A JBS é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, considerada uma das maiores empresas de proteína animal do mundo. Fundada em 1953, a empresa atua na produção de carne bovina, suína, de frango e de cordeiro, além de produtos processados como hambúrgueres, salsichas, embutidos, entre outros. A JBS tem operações em diversos países, incluindo o Brasil, Estados Unidos, Canadá, Austrália, entre outros, e suas marcas são amplamente reconhecidas globalmente.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS