Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Joesley Day: CVM absolve irmãos Batista de acusação de insider trading

Caso, ocorrido em 2017 fez o Ibovespa despencar 9%.

Publicado

em

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) formou maioria na véspera para absolver Joesley e Wesley Batista, controladores da holding J&F Investimentos, de acusações de uso de informação privilegiada por ocasião da delação premiada dos executivos no âmbito da operação Lava Jato.

De acordo com a Reuters, além dos irmãos, a CVM teve maioria de votos para absolvição da FB Participações. O caso remonta a 2017.

Também traz que os votos à favor dos executivos foram dados pelo relator, Otto Lobo, e pelos diretores da CVM, João Accioly, João Pedro Nascimento e Alexandre Rangel. A diretora Flávia Perlingeiro pediu vistas e a sessão foi suspensa.

E acrescenta que os executivos foram absolvidos em outros dois processos julgados pela CVM na véspera.

Vale lembrar que a CVM chegou a abrir em 2017 pelo menos quatro processos para investigar operações de câmbio e com ações da JBS (JBSS3) realizadas pelos acusados antes do estouro do escândalo das delações premiadas que chegaram a envolver o ex-presidente Michel Temer.

Joesley Day: o caso

O dia 17 de maio de 2017 ficou conhecido no mercado financeiro brasileiro como Joesley Day por conta de um escândalo que envolvia o presidente da República, Michel Temer.

Na ocasião, foi divulgado pela imprensa uma conversa entre Temer e o empresário Joesley Batista, estabelecendo uma crise política que comprometeu a aprovação da reforma da previdência naquele momento.

Na conversa, Michel Temer dava aval para que fosse comprado o silêncio do ex-presidente da câmara de deputados, Eduardo Cunha.

Ibovespa no chão

O acontecimento implicou em uma queda substancial na bolsa de valores do Brasil, configurando o maior recuo em um período de aproximadamente 9 anos, enquanto o dólar, neste mesmo dia, teve a maior alta de um período de 14 anos.

O Índice Bovespa despencou aproximadamente 9% no Joesley Day, enquanto o dólar sofreu uma valorização de 10%.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS