Conecte-se conosco

Empresas

Jogada de mestre: Coca-Cola adquire rival brasileiro em manobra surpreendente

Publicado

em

Quem é que não conhece a Coca-Cola? Essa empresa praticamente tornou-se sinônimo de refrigerante, afinal, o sabor da deliciosa bebida fabricada por ela é simplesmente inconfundível, tanto que existem pouquíssimos lugares do mundo onde o produto não é encontrado.

Agora, você consegue imaginar uma organização tão grande e tradicional, se sentindo ameaçada por um refrigerante fabricado no Brasil? Parece piada, nós bem sabemos, mas foi exatamente isso que aconteceu, e nós vamos te contar a história em detalhes.

Como uma empresa nacional conseguiu ameaçar o reinado da Coca?

A poderosa Coca-Cola, que liderou o mercado de vendas por uma década consecutiva comprou uma fabricante de bebidas nacional, para evitar a forte concorrência que ela estava fazendo. Exatamente, e nós estamos falando do Guaraná Jesus, cujo nome é bem sugestivo, uma vez que a marca conseguiu operar um verdadeiro milagre.

Por tratar-se de um país continental, o Brasil possui regiões com particularidades um tanto quanto inusitadas. Por exemplo, no Amazonas, devido ao Festival de Parintins, a festa que envolve a disputa entre os bois “caprichoso” e “garantido”, é o único lugar do mundo onde é possível encontrar Coca-Cola na embalagem azul.

Isso acontece por conta de uma clara referência ao “boi caprichoso” e ao poder de compra atrelado a tal simbologia.  Um fenômeno parecido ocorreu no estado do Maranhão, onde o já citado Guaraná Jesus se mantinha na vanguarda das vendas, sem conseguir ser desbancado por ninguém.

E, apesar da bebida não atingir todo o público brasileiro, a multinacional norte-americana percebeu que não iria conseguir vencer a concorrente nacional, pelo menos ali nas regiões Norte e Nordeste, o que foi uma grande surpresa para muitos especialistas no mercado.

Portanto, em vez de brigar, a Coca-Cola resolveu usar toda a sua influência e dinheiro para adquirir a rival para si, tendo comprado o Guaraná Jesus no começo da década de 2000 (no ano de 2001). Dessa maneira, o consumo inclusive foi ampliado devido à repercussão do caso, e seja por meme ou gosto real, praticamente todos conhecem a marca.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS