Curiosidades
Jogar óleo na pia? Descubra o perigo e como evitá-lo!
O óleo de cozinha usado, mesmo que você não saiba, é um dos principais vilões do meio ambiente e da saúde pública. Quando é descartado de qualquer maneira, ele pode causar vários problemas, como entupimento de tubulações, contaminação de água e solo, aumento da emissão de gases e até risco de incêndio.
Por esses e outros motivos, é muito importante saber como fazer o descarte adequado desse resíduo, que pode ser reciclado e transformado em produtos úteis. Aqui, explicaremos tudo sobre por que não devemos jogar o óleo de cozinha na pia e quais são as maneiras adequadas de se livrar dele sem prejudicar o meio ambiente e nós mesmos.
Óleo na pia: por que você não deve fazer isso
O óleo de cozinha, diferentemente de outros resíduos orgânicos, tem substâncias insolúveis em água, conhecidas como lipídios, que, por sua vez, são capazes de obstruir os encanamentos e fazer o esgoto transbordar. Isso, por si só, já é péssimo, mas pode ficar ainda pior.
Esse mesmo entupimento pode acontecer dentro da sua casa, o que vai certamente atrair invasores indesejados, como ratos e baratas.
Além disso, o descarte inadequado pode liberar gás metano, contribuindo para o aumento do aquecimento global e, de quebra, impermeabilizando o solo, o que faz com que enchentes aconteçam com mais facilidade.
Se isso já não é motivo suficiente para parar de descartar o óleo usado na pia, saiba que isso ainda pode contaminar córregos, riachos, rios e, consequentemente, o mar, causando um grande e indesejado desequilíbrio ecológico.
Então, como descartar?
A maneira mais simples é reciclar. Para isso, basta armazenar o óleo usado em garrafas e entregá-las em pontos de coleta, que certamente existem em sua cidade. Esse conteúdo, por sua vez, será usado para gerar novos produtos, como detergente, sabão, resina para tintas e até mesmo biodiesel.
Além disso, empresas inovadoras e criativas estão propondo novas iniciativas para lidar com esse produto usado, por exemplo pegando a gordura hidrogenada e endurecendo-a para criar lubrificantes de dobradiças, velas e muito mais, como foi reportado pela National Geographic.
-
Política11 horas atrás
Cidade nordestina pode perder não uma, mas DUAS praias de uma vez; entenda o caso
-
Finanças1 dia atrás
Descubra quanto você precisa ganhar para morar sozinho no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas
-
Agronegócio1 dia atrás
4 pequenas árvores frutíferas para cultivar até em apartamentos
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Com fim da escala 6×1, descubra quais profissões seriam beneficiadas
-
Economia1 dia atrás
Governo antecipará R$ 1.200 do Bolsa Família para o Natal; veja datas
-
Curiosidades1 dia atrás
Marca de cerveja favorita dos brasileiros NÃO é a mais consumida