Conecte-se conosco

Empresas

Joint venture de unidades de Macquarie e Siemens vai atuar com geração distribuída de energia nos EUA

Calibrant Energy será formada pela unidade Green Investment Group, da Macquarie, e pela Smart Infrastructure and Financial Services, da Siemens.

Publicado

em

A Siemens e o grupo Macquarie informaram nesta segunda-feira que unidades das duas empresas estão criando uma joint venture chamada Calibrant Energy, que vai apostar no crescente setor de “energia como serviço” nos Estados Unidos.

De acordo com o comunicado, a Calibrant Energy será formada pela unidade Green Investment Group, da Macquarie, e pela Smart Infrastructure and Financial Services, da Siemens. A empresa construirá infraestruturas de energia sem cobrar seu custo dos consumidores, para em seguida gerenciá-las e atender seus clientes, entre os quais podem estar empresas, cidades e hospitais.

O cenário atual vem mostrando que a geração de energia deve gradativamente sair de grandes estruturas envolvendo usinas movidas a combustíveis fósseis para sistemas de menor porte que usam energia renovável e armazenamento com baterias, a chamada geração distribuída.

Na geração distribuída, as empresas podem optar por “terceirizar” seu suprimento de energia para um fornecedor especializado assim como empresas contratam plataformas de tecnologia em vez de desenvolverem seus próprios sistemas, o que é chamado de software como serviço (SaaS).

A Calibrant deseja usar o capital da Macquarie e a tecnologia da Siemens para concorrer no setor, que segundo projeções da Wood Mackenzie feitas em junho deve receber cerca de 110 bilhões de dólares em investimentos até 2025.

Atualmente várias empresas de investimentos têm apostado em sua entrada no segmento. A Blackstone lançou sua própria plataforma em agosto, enquanto Carlye Group já possui joint venture no setor com Schneider Electric e a BlackRock com a General Electric.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS