Conecte-se conosco

Economia

Julho terá bandeira amarela na conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica.

Publicado

em

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou um acréscimo de R$ 1,88 na conta de luz para cada 100 kW/h consumidos em julho devido à ativação da bandeira tarifária amarela.

De acordo com a Aneel, a cobrança adicional é justificada pela previsão de chuvas abaixo da média e pelo esperado aumento no consumo de energia. O alerta foi emitido na sexta-feira (28).

“Essa é a primeira mudança na bandeira desde abril de 2022. Foram 26 meses com bandeira verde. Com o sistema de bandeiras, o consumidor pode fazer escolhas de consumo que ajudam a reduzir os custos de operação do sistema, diminuindo a necessidade de acionar termelétricas”, afirmou a Aneel.

A previsão de escassez de chuvas e temperaturas mais altas no país elevam os custos de operação do sistema de geração de energia hidrelétrica, tornando necessário o acionamento de usinas termelétricas, que possuem custos mais elevados.

Conta de luz

Criado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica o custo real da energia gerada, permitindo que os consumidores façam uso consciente da energia elétrica. O acionamento das bandeiras tarifárias é calculado principalmente com base no risco hidrológico e no preço da energia.

As bandeiras tarifárias funcionam da seguinte maneira: as cores verde, amarela ou vermelha (em patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos, dependendo das condições de geração. A bandeira vermelha representa o maior custo, enquanto a verde representa o menor.

A aneel é uma autarquia vinculada ao governo federal do Brasil, responsável pela regulamentação e fiscalização da produção, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica no país. Criada para garantir um fornecimento de energia eficiente, seguro e com preços justos, a Aneel também supervisiona a implementação de políticas públicas no setor elétrico, promove a concorrência e zela pelos direitos dos consumidores.

(Com Agência Brasil).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS