Bancos
Juros americanos podem continuar subindo, diz Powell em Portugal
Inflação nos EUA está em 4%, em média.
Presidente do Federal Reserve, Jerome Powell disse nesta data que os juros americanos podem continuar subindo. Ele participa de um fórum de política monetária em Sintra, Portugal, que reúne presidentes de Bancos Centrais.
Ele foi muito específico ao destacar a possibilidade de “vários aumentos nas taxas de juros à frente e possivelmente em um ritmo agressivo”. A fala do executivo indica que o fim do ciclo de alta ainda não se encerrou.
A iniciativa de elevação dos juros tem por objetivo conter a inflação nos EUA, como reflexo do dinheiro injetado na economia do país para segurar o tranco da pandemia de covid-19, iniciada em 2020. Agora, os juros altos funcionam como um “aspirador de pó” que traga o excesso de dinheiro em circulação.
Juros americanos
O presidente do Fed disse acreditar que mais restrições estão por vir, e o que realmente está impulsionando isso é um mercado de trabalho muito forte.
A fala do executivo tem relação com o número de contratações versus demissões. O volume de entrada tem sido superior ao volume de saída e isso aliado à média salarial crescente gera ainda mais inflação.
“Assumindo um quarto de ponto por reunião, isso significaria mais dois aumentos”, frisou. Comentários anteriores de Powell apontaram para a possibilidade de os aumentos ocorrerem em reuniões alternadas, embora ele tenha dito na quarta-feira que pode não ser o caso, dependendo de como os dados chegam.
Fed
Vale lembrar que o Fed subiu em cada reunião desde março de 2022, um período que incluiu quatro movimentos consecutivos de três quartos de pontos, antes de fazer uma pausa em junho.
A CNBC, um dos principais grupos de mídia voltado ao setor econômico, reforça que o ponto central para o pensamento atual do Fed é a crença de que os 10 aumentos consecutivos das taxas não tiveram tempo de abrir caminho na economia.
Portanto, as autoridades não podem ter certeza se a política atende ao padrão “suficientemente restritivo” para reduzir a inflação à meta de 2% do Fed.

-
Bancos20 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF17 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Tecnologia12 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas9 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver