Bancos
Juros de crédito livre atingem 42,4% em outubro
A estimativa é das Estatísticas Monetárias e de Crédito, do BC
Com elevação de dez pontos percentuais em 12 meses, a taxa média de juros das concessões de crédito livre atingiu a marca de 42,4% em outubro, e de 1,7 ponto percentual, em relação ao mês anterior. A estimativa consta das Estatísticas Monetárias e de Crédito, divulgadas, nessa segunda-feira (28), pelo Banco Central (BC).
Também no mês passado, o custo médio do crédito de contratações para empresas atingiu 23,5% ao ano, o que corresponde a uma alta de 0,5 ponto percentual, em relação a setembro. Em 12 meses, o avanço foi de 4,6 pontos percentuais.
No caso das contratações com famílias, o custo médio do crédito somou 56,6% ao ano, o que equivale a um aumento de 2,6 pontos percentuais, no comparativo mensal e de 13,4 pontos percentuais em 12 meses.
Na modalidade de crédito livre, os bancos podem emprestar dinheiro captado no mercado, além de definir as taxas de juros cobradas dos clientes.
As regras do crédito direcionado, por sua vez, são definidas pelo governo, pois o segmento é voltado aos setores habitacional, rural, de infraestrutura e ao microcrédito. Para as pessoas físicas, a taxa do direcionado atingiu 10,8% ao ano no mês passado, e de 3,1 pontos percentuais em 12 meses.
Às empresas, a taxa do direcionado subiu 0,4 ponto percentual no mês, de setembro para outubro, mas recuo de um ponto percentual em 12 meses – 9,8% ao ano – totalizando 10,6% ao ano, além de alta de 0,2 ponto percentual no mês e de 2,1 pontos percentuais em 12 meses.
Com alta de 5,2 pontos percentuais no comparativo mensal e 30,4 percentuais em 12 meses, as taxas dos cartões de crédito para pessoas físicas subiram 5,2 pontos percentuais e 30,4 pontos percentuais em 12 meses, atingindo 95% ao ano.
No que se refere ao crédito rotativo – utilizado pelo consumidor quando este deixa de pagar o valor integral da fatura, no período de 30 dias – apresentou alta de 8,8 pontos percentuais em outubro e de 57,3 pontos percentuais em 12 meses – 399,5% ao ano.
Já o cheque especial, houve incremento de 1,8 percentual em outubro, e de 4,3 pontos percentuais em 12 meses (a 132,5% ao ano), ao passo que o crédito consignado subiu 2,2 pontos percentuais no mês, e 7,9 pontos percentuais em 12 meses (27,6%). No que toca aos juros do crédito pessoal, a elevação foi de 1,9 pontos percentuais em outubro, com recuo de 0,1 ponto percentual em 12 meses (83,5% ao ano).

-
Finanças24 horas atrás
Mudanças na pensão por morte: o que viúvos precisam saber?
-
Finanças1 dia atrás
Quanto ganha por mês uma pessoa considerada rica no Brasil?
-
Finanças2 dias atrás
Se você tem moedas de R$ 1, precisa ler este comunicado hoje mesmo
-
Política2 dias atrás
Estados Unidos: o que acontece com deportados que tentam voltar antes da hora?
-
Finanças2 dias atrás
Dívida pode ser herdada? Saiba o que acontece com os débitos após a morte
-
Agronegócio2 dias atrás
Crie um adubo caseiro poderoso com os restos de comida da sua cozinha
-
Finanças2 dias atrás
Vai aumentar: YouTube Premium terá novos preços no Brasil
-
Bancos2 dias atrás
Nubank ou Banco Inter: qual o melhor banco digital para você?