Empresas
Justiça condena Marfrig por jornada excessiva a motoristas
Companhia é uma processadora de carnes.
A 2ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) rejeitou o apelo da MFB Marfrig (MRFG3) Frigoríficos do Brasil e determinou uma indenização por dano moral coletivo de R$ 1,7 milhão, devido a um processo relacionado à jornada excessiva de trabalho dos motoristas carreteiros sem o devido controle das horas trabalhadas. A empresa tem a opção de recorrer da decisão.
No processo, iniciado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em 2012, os motoristas acusam a Marfrig de exigir jornadas de trabalho muito acima das oito horas diárias, incluindo trabalho durante a madrugada, o que contribuiu para a trágica morte de um trabalhador.
Uma parte do processo destaca que “a empresa Marfrig possui recursos financeiros e assistência jurídica adequados para cumprir a lei e reconhecer a ilegalidade de suas práticas, evidenciando que a conduta repetida de violação dos direitos de seus trabalhadores é deliberada, integrando a própria estratégia competitiva do negócio.”
Em outra parte, a relatora, ministra Maria Helena Mallmann, argumenta que “além da preocupação com o cumprimento das normas de saúde e segurança dos trabalhadores, a questão da jornada de trabalho dos motoristas profissionais também diz respeito à segurança das pessoas que utilizam as rodovias percorridas por eles, assim como à segurança da sociedade como um todo, seja pelo risco em si, seja pelos custos associados ao sistema previdenciário, em caso de concessão de benefícios, pois a jornada excessiva aumenta significativamente o risco de acidentes.”
Marfrig (MRFG3)
A Marfrig Global Foods é uma das maiores empresas globais do setor de alimentos. Fundada em 1980, tem sede em São Paulo, Brasil. Originalmente, a empresa atuava principalmente no processamento de carnes bovina, suína, ovina e de aves. Com o tempo, expandiu suas operações para incluir outras áreas, como alimentos processados, produção de couro, entre outros.
A Marfrig tem presença em diversos países ao redor do mundo, incluindo Brasil, Estados Unidos, Argentina, Uruguai e Chile, entre outros. Seus produtos são comercializados em mercados internacionais e domésticos, sendo reconhecidos pela qualidade e variedade.
Além disso, a empresa também está envolvida em iniciativas de sustentabilidade e responsabilidade social, buscando práticas que promovam o bem-estar animal, a preservação ambiental e o desenvolvimento das comunidades onde está inserida.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Investimentos24 horas atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção