Imposto de Renda - IRPF
Legislação muda regra para cobrança de Imposto de Renda; entenda
Caso o projeto seja aprovado, o imposto passará a ser calculado a partir de uma nova tabela que considera o número de meses referentes aos rendimentos recebidos no período.
Uma proposta que está tramitando na Câmara dos Deputados pode mudar a regra de cobrança do Imposto de Renda (IR) a partir deste ano. Trata-se do Projeto de Lei (PL) 5431/2020, que altera a norma de cobrança do tributo para rendimentos recebidos acumuladamente no ano-calendário vigente.
Até o momento, todos os rendimentos acumulados ao longo do ano devem ser tributados na fonte, de acordo com o valor recebido e a tabela do IR no mês de referência. Assim, o contribuinte terá direito à restituição caso apresente uma declaração anual de ajuste posteriormente.
Caso o projeto seja aprovado, o imposto passará a ser calculado a partir de uma nova tabela que considera o número de meses referentes aos rendimentos recebidos no período, de forma similar ao cálculo do IR sobre rendimentos de anos-calendário anteriores.
Em sua justificativa, o autor do PL, deputado Walter Alves, defendeu que os contribuintes que são beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e tem direito à isenção do IR acabam sendo prejudicados por atrasos nos pagamentos. Desta forma, segundo ele, a regra atual afeta diretamente as pessoas de baixa renda, que dependem dos benefícios previdenciários para o próprio sustento e de suas famílias.

-
Finanças2 dias atrás
Mudanças na pensão por morte: o que viúvos precisam saber?
-
Bancos14 horas atrás
O que acontece com as contas bancárias após a morte do titular?
-
Mundo1 dia atrás
Melhores cidades da América Latina para viver: conheça as brasileiras na lista
-
Mundo23 horas atrás
Conheça o país que cobra mais de MIL REAIS por dia de turistas
-
Bancos1 dia atrás
Feriadão de abril altera funcionamento dos bancos: veja o que muda
-
Finanças2 dias atrás
5 hábitos que parecem inofensivos, mas ‘comem’ todo o seu dinheiro sem você perceber
-
Moedas2 dias atrás
Moeda rara de 10 centavos com data marcada pode valer até R$ 400
-
Bancos2 dias atrás
Agora dá para dividir o pagamento de boletos se você é cliente de Nubank