Imposto de Renda - IRPF
Legislação muda regra para cobrança de Imposto de Renda; entenda
Caso o projeto seja aprovado, o imposto passará a ser calculado a partir de uma nova tabela que considera o número de meses referentes aos rendimentos recebidos no período.
Uma proposta que está tramitando na Câmara dos Deputados pode mudar a regra de cobrança do Imposto de Renda (IR) a partir deste ano. Trata-se do Projeto de Lei (PL) 5431/2020, que altera a norma de cobrança do tributo para rendimentos recebidos acumuladamente no ano-calendário vigente.
Até o momento, todos os rendimentos acumulados ao longo do ano devem ser tributados na fonte, de acordo com o valor recebido e a tabela do IR no mês de referência. Assim, o contribuinte terá direito à restituição caso apresente uma declaração anual de ajuste posteriormente.
Caso o projeto seja aprovado, o imposto passará a ser calculado a partir de uma nova tabela que considera o número de meses referentes aos rendimentos recebidos no período, de forma similar ao cálculo do IR sobre rendimentos de anos-calendário anteriores.
Em sua justificativa, o autor do PL, deputado Walter Alves, defendeu que os contribuintes que são beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e tem direito à isenção do IR acabam sendo prejudicados por atrasos nos pagamentos. Desta forma, segundo ele, a regra atual afeta diretamente as pessoas de baixa renda, que dependem dos benefícios previdenciários para o próprio sustento e de suas famílias.

-
Criptomoedas2 dias atrás
1ª lei de criptomoedas dos EUA é aprovada; veja detalhes
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Mito sobre extinção de férias de 30 dias preocupa trabalhadores
-
Tecnologia2 dias atrás
Brasileiros treinam inteligência artificial para evitar informações que ofereçam risco
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta: vírus em jogos de celular rouba dados e faz transferências via Pix
-
Carreira2 dias atrás
Esses 5 erros estão sabotando seu progresso no inglês
-
Agronegócio23 horas atrás
Esses 5 deslizes estão matando sua horta — aprenda a corrigi-los
-
Empresas1 dia atrás
Wilson Sons, Equatorial e Mater Dei anunciam dividendos
-
Política1 dia atrás
CCJ do Senado aprova fim da reeleição para cargos do Executivo