Política
Leilão do 5G é discutido pelo Ministro das Comunicações na Câmara dos Deputados
O valor previsto é de R$ 44 bilhões e será investido em municípios com mais de 600 pessoas
Em audiência pública, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, discutiu hoje (11) o leilão do 5G com deputados em na Câmara dos Deputados. O encontro também tratou de outros temas, como investimentos em banda larga e a regulação da moderação de conteúdos publicados em redes sociais.
Faria destacou a votação da proposta de leilão do 5G no Tribunal de Contas da União (TCU) no dia 18 deste mês, argumentando que ela tem valor previsto de R$ 44 bilhões e está estruturada com foco em investimentos e oferta da tecnologia a todos os municípios com mais de 600 pessoas, e não na arrecadação de recursos para o governo.
O ministro elencou como um dos objetivos promover a conectividade nessas localidades e em regiões com índices menores como o Norte. Segundo ele, a meta é garantir acesso a 10 milhões de pessoas nos estados da região.
Faria comentou relatório da equipe técnica do TCU apontando problemas na proposta de leilão, como as obrigações de rede privativa. “Estamos confiantes que os ministros do TCU possam saber da importância do 5G para o Brasil. A ideia da rede privativa não é exclusiva do Brasil, todos estão fazendo. Governos estão fazendo isso para diminuir os riscos nessas redes sensíveis de governo”, declarou o ministro.
Em relação ao atendimento às escolas, do total de 85 mil, 72 mil receberão o 5G “puro” (stand alone) e 13 mil serão cobertas com 5G não puro ou 4G. Sobre as escolas rurais, 7 mil deverão ser atendidas com o 5G e 13,5 mil até julho do ano que vem por meio do programa WiFi Brasil.

-
Bancos19 horas atrás
Caixa eletrônico prendeu o cartão? Saiba o que fazer
-
Finanças2 dias atrás
Recebeu dinheiro por engano? Cuidado! Pode ser o golpe do ‘Pix errado’
-
Tecnologia2 dias atrás
iPhone 16 lidera vendas globais de smartphones; veja ranking completo
-
Agronegócio22 horas atrás
2 ingredientes que você já tem em casa são a solução para acabar com formigueiros
-
Imposto de Renda - IRPF2 dias atrás
Não entreguei a declaração de IR no prazo: e agora?
-
Finanças1 dia atrás
Receita para ficar rico? 6 hábitos dos bilionários que podem mudar sua vida
-
Automobilística1 dia atrás
Radar pegou? Veja qual é a margem de tolerância antes da multa!
-
Economia2 dias atrás
Bancos abrem no Corpus Christi? Descubra como ficam as agências