Conecte-se conosco

Automobilística

Levar passageiros no porta-malas: Saiba os riscos e as consequências!

Em algumas situações condutores transportam pessoas dentro do porta-malas. Entenda consequências dessa atitude.

Publicado

em

porta-malas

O transporte de pessoas em veículos automotivos é regulamentado por uma série de leis e normas de segurança, que visam garantir a integridade física dos passageiros e dos demais usuários das vias.

Uma dúvida comum entre os motoristas é se é permitido transportar pessoas no porta-malas do carro em situações específicas, como em uma emergência ou em caso de falta de espaço no interior do veículo.

Até mesmo pessoas conhecidas pela mídia estão sujeitas a essa prática. Foi o que aconteceu com o ex-jogador de futebol Ronaldo Fenômeno. O astro do esporte, que agora é dono e gestor do Clube do Cruzeiro, foi flagrado cometendo uma infração gravíssima em sua BMW.

Um jornalista gravou o momento em que o empresário esportivo “soltou” um homem de dentro de seu porta-malas. Orlando Augusto, responsável pelo flagra, destacou nas redes sociais que o veículo de Ronaldo estava cheio e que sua esposa tentou impedir a filmagem.

Afinal, levar alguém no porta-malas gera multa?

Transportar pessoas no porta-malas do veículo é considerado uma infração grave de trânsito, conforme o Código de Trânsito Brasileiro. A multa para essa infração é de R$293,47 e o motorista ainda perde sete pontos na carteira de habilitação.

Essa prática representa um grande risco à segurança dos passageiros, uma vez que o porta-malas não é um espaço adequado para o transporte de pessoas, pois não possui os dispositivos de segurança necessários, como cintos de segurança e encostos de cabeça, além de ter menor visibilidade e ventilação.

Em casos extremos, o motorista pode ser responsabilizado por lesão corporal ou homicídio culposo, caso desencadeado algum acidente em ocorrência do transporte de passageiros no porta-malas.

Ronaldo Fenômeno explicou ao UOL que o homem dentro de seu porta-malas é um amigo de sua esposa. O motivo é que o amigo estaria “com o joelho machucado e precisava esticar as pernas”. Apesar de explicar a situação, o ex-jogador acabou assumindo outra infração.

Conforme o empresário, ele estaria levando sete pessoas em seu veículo, no qual tem capacidade para apenas para cinco passageiros. Além disso, o fenômeno ainda disse que sua esposa teve que ir em seu colo ao longo do trajeto devido à quantidade excessiva de pessoas dentro do carro.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS