Economia
Líderes da UE discutirão veto húngaro e polonês a plano de recuperação nesta quinta
Varsóvia e Budapeste se recusaram a apoiar o plano financeiro para todos os países membros da UE porque o dinheiro está condicionado ao Estado de Direito.
Os líderes da União Europeia vão discutir nesta quinta-feira o veto da Polônia e da Hungria ao plano financeiro de 1,8 trilhão de euros da UE para se recuperar da recessão causada pela pandemia de Covid-19. No entanto, as autoridades não esperam que haja uma solução para o impasse ainda esta semana.
Varsóvia e Budapeste se recusaram a apoiar o plano financeiro para todos os países membros da UE, embora também sejam seus beneficiários, porque o dinheiro está condicionado ao respeito ao Estado de Direito.
Ambos os países estão sendo investigados pela UE por comprometerem a independência de tribunais, meios de comunicação e organizações não governamentais. Desta forma, quando a medida estiver em vigor, os dois países correm o risco de perder o acesso a dezenas de bilhões de euros.
Enquanto a Polônia e a Hungria se recusam a apoiar o plano financeiro com a condição do Estado de Direito, outros, como a Holanda e o Parlamento Europeu, se recusam a aceitar a proposta sem ele. Ambos os lados não pretendem ceder.
“Acho que devemos pedir às duas capitais que expliquem (na videoconferência dos líderes) qual é o seu verdadeiro problema. Não cabe a nós apresentar propostas. Acho que depende de Budapeste e Varsóvia”, disse um diplomata sênior da UE.

-
Tecnologia14 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Tecnologia11 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Mundo22 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio2 dias atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira