Empresas
Light pode perder concessão devido a apagões
Companhia atua em energia.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou dia 27 que a concessão da distribuição de energia da Light (LIGT3) pode não ser renovada, devido às frequentes quedas de luz na Ilha do Governador, na zona norte do Rio de Janeiro, e na Ilha de Paquetá, na Baía de Guanabara.
Silveira destacou que a empresa é responsável por garantir um fornecimento contínuo de energia. “Minha resposta é direta: não haverá tolerância se os compromissos assumidos com a comunidade da Ilha do Governador não forem cumpridos. Desde o início dos problemas, estamos em contato direto com a Light, que se comprometeu a resolver as questões no menor tempo possível. Recomendei que sejam realistas nos prazos, pois isso pode afetar o futuro da concessão. Exigimos que as distribuidoras garantam energia e dignidade às pessoas. Espero que hoje seja um ponto de virada e que o setor privado compreenda claramente as regras estabelecidas”, declarou Silveira, após uma visita à subestação da Light no bairro do Tauá, acompanhado do prefeito Eduardo Paes e da diretoria da empresa.
No dia 14, a Ilha do Governador sofreu um apagão que durou cerca de duas horas, com alguns locais enfrentando um retorno mais demorado da energia. O prefeito Eduardo Paes criticou a demora da Light em solucionar os problemas. “Já realizamos algumas reuniões entre a prefeitura e a Light e temos percebido uma certa falta de ação por parte da empresa. Embora tenha ouvido as explicações, a população da ilha está com razão em sua indignação. Não é aceitável permitir que isso continue acontecendo. Este é um momento oportuno, especialmente considerando o pedido de renovação da concessão. Nosso papel é cobrar e pressionar, e pedimos que o Ministério seja rigoroso com a Light”, afirmou Paes.
Light (LIGT3)
O presidente da Light, Alexandre Ferreira Nogueira, atribuiu os apagões a ligações clandestinas e fraudes na rede de distribuição. Ele se comprometeu a manter a capacidade de geração de energia até a conclusão das obras previstas para novembro. “Atualmente, temos dois novos alimentadores de energia na Ilha do Governador e planejamos construir um terceiro. Nosso compromisso é mobilizar equipes específicas na ilha para realizar manobras rápidas em caso de interrupção de energia. A Light se compromete a executar as obras necessárias e garantir o fornecimento de energia na Ilha do Governador”, afirmou Nogueira.
Os clientes que sofreram danos em aparelhos elétricos ou eletrônicos podem procurar as agências da Light na Ilha do Governador ou acessar o site agenciavirtual.light.com.br para solicitar compensação. O pedido deve ser feito pelo titular da conta, com a nota fiscal do aparelho danificado ou orçamento de uma empresa autorizada. A concessionária analisará as informações fornecidas e verificará o histórico de ocorrências antes de responder ao cliente.
(Com Agência Brasil).

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho10 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Investimentos2 dias atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Finanças1 dia atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Mundo1 dia atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial