Ações, Units e ETF's
Light recebe ultimato da Aneel sobre dívida e acerto com credores
Empresa é uma concessionária de energia.
A Light (LIGT3) recebeu um ultimato da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre dívida e acerto com credores, conforme o jornal O Globo.
De acordo com o periódico, o Ministério de Minas e Energia também repreendeu a concessionária fluminense.
O jornal elencou que a agência do setor elétrico disse a Hélio Costa, novo presidente do conselho de administração da empresa que, se isso não acontecer, a Aneel vai tirar da pauta a renovação da concessão e partir para uma relicitação.
O conselho de administração da empresa, reunido na segunda-feira, decidiu que pode desistir do pedido de recuperação judicial se conseguir um acordo com os credores.
Por volta das 12h20 a ação LIGT3 recuava 6,19%, cotada a R$ 5,76.
Light (LIGT3)
Vale lembrar que a Light tem dívidas de R$ 11 bilhões e, por conta disso, protocolou pedido de recuperação judicial, movimento que não foi bem-visto pela agência reguladora.
Isso porque a companhia é uma empresa pública, bem como uma distribuidora de energia, ou seja, seu serviço é considerado essencial e, neste caso, não poderia entrar com recuperação judicial, segundo a ótica da Aneel.
Recuperação judicial
Por conta de todo esse imbróglio, o conselho de administração da Light aprovou em reunião realizada dia 5 um plano que, caso aprovado pelos credores, pode levar à desistência do processo de recuperação judicial.
Levantamento do Estadão destaca que as negociações já estariam em andamento com credores, segundo fontes, e a expectativa é de que um acordo possa ocorrer em 30 dias. Esse desdobramento é um dos reflexos da chegada do investidor Nelson Tanure na Light. A proposta foi votada por um novo conselho, eleito em julho, após Tanure alcançar uma participação de 30,5% na companhia.
Também traz que Tanure teria insistido nesse plano, a despeito de opiniões contrárias, pois quer mostrar iniciativa junto ao Ministério de Minas e Energia e à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) como parte de uma estratégia visando obter a renovação da concessão da distribuidora. O contrato atual vence somente em 2026, mas a intenção da empresa é antecipar essa renovação, mas para isso precisa demonstrar uma situação econômico financeira equacionada, ou seja, ter um plano aprovado junto a credores.

-
Tecnologia23 horas atrás
Saíram de moda: 6 apps que se tornaram obsoletos no Brasil
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Entrevistas de emprego: 4 mentiras muito comuns mas que você deve evitar
-
Tecnologia2 dias atrás
Se você usa ESTE modelo de iPhone, já está na hora de trocar
-
Tecnologia10 horas atrás
Nokia aposta na simplicidade e retorna ao mercado de celulares
-
Artigos1 dia atrás
3 dicas valiosas para criar um escritório produtivo e elegante em casa
-
Finanças19 horas atrás
Não consegue guardar dinheiro? Conheça 10 estratégias eficazes para poupar
-
Tecnologia2 horas atrás
É possível usar o Google Maps sem ter internet; veja como
-
Criptomoedas7 horas atrás
Quer investir em bitcoin? Veja como começar do jeito certo