Conecte-se conosco

Agronegócio

Limão e vinagre não são suficientes: aprenda a maneira correta de lavar vegetais

Entenda como limpar os produtos para cozinhá-los de forma mais segura.

Publicado

em

As frutas, verduras e legumes percorrem um grande trajeto até chegar à mesa dos brasileiros, e isso se deve aos diversos processos logísticos envolvidos nesse tipo de operação. No entanto, devido a isso, os alimentos vegetais podem sofrer diversos tipos de contaminação.

Logo, a única maneira de prevenir doenças derivadas de microorganismos nocivos à saúde humana é realizar uma boa higienização dos referidos itens. Hoje, vamos descobrir uma maneira prática de como fazer isso e prevenir uma série de patologias graves.

Como livrar os alimentos de bactérias e germes com eficiência

Existem várias receitas caseiras comumente utilizadas para realizar a higienização de legumes, frutas e verduras. Algumas pessoas preferem usar água e sabão, enquanto outras optam por detergentes, vinagre, limão e até mesmo água oxigenada.

Entretanto, segundo alguns especialistas, empregar produtos químicos para desinfetar perecíveis pode ser bastante perigoso, uma vez que tais elementos possuem substâncias capazes de causar diversos males ao organismo, além de não eliminarem os micro-organismos com sucesso.

Assim, a alternativa mais indicada é o hipoclorito de sódio. Primeiramente, deve-se lavar os alimentos com água corrente e depois mergulhá-los em um recipiente contendo uma colher de sopa do insumo citado acima para cada litro de água.

Depois de 15 minutos, basta retirar a comida e enxaguar bem. Caso sinta a necessidade de uma limpeza mais profunda, pode-se acrescentar 5 minutos extras ao período de descanso. Lembrando que é fundamental não confundir o hipoclorito de sódio com a água sanitária!

Logo, é de suma importância efetuar a higienização dos produtos alimentícios consumidos crus e com a casca. Após utilizar o processo descrito no texto, o ideal é secar cada fruta, legume ou verdura com uma centrífuga ou pano limpo, pois deixá-los úmidos pode contribuir para o aparecimento de colônias de fungos.

Por fim, este método de nada adiantará se a limpeza for malfeita. Outra dica bastante útil é realizar a seleção das hortaliças e frutos na hora de comprar, sempre priorizando as opções mais frescas e descartando aquelas que apresentem partes apodrecidas, insetos ou larvas.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS