Agronegócio
Linda planta de flores roxas: um veneno que mata em 20 minutos
Se você tem essa planta, pode estar em risco.
Você já ouviu falar na planta que pode matá-lo em 20 minutos? A Aconitum Napellus, ou simplesmente acônito, é uma planta herbácea pertencente à família das ranunculáceas. Originária das regiões montanhosas da Europa e da Ásia, também é encontrada em diversas partes do mundo.
Conhecida por vários nomes populares, como “capacete-de-júpiter”, “capuz-de-frade”, “casco-de-júpiter”, “napelo”, “anapelo” e “matalobos”, essa lindíssima planta de flores roxas esconde um perigo letal. Se entrar em contato com ela, você pode morrer em apenas 20 minutos.
Imagem: bond.aruke25 / shutterstock
Conheça melhor a acônito
Apesar de sua aparência encantadora, com flores roxas que lembram um tipo de chapéu e um crescimento que pode alcançar até 1,5 metro de altura, com folhas verdes escuras e recortadas, a Aconitum napellus é uma das plantas mais venenosas do mundo. Ou seja, se você entrar em contato com ela, pode ser um grande problema.
Ela conta com um sistema que possui substâncias chamadas de “alcaloides”, as quais estão concentradas especialmente nas raízes e sementes. Essas substâncias podem afetar gravemente o sistema nervoso e cardíaco, provocando sintomas, como formigamento na língua, náusea, vômito, diarreia, dor abdominal, arritmia, paralisia e convulsões.
Porém, há algo completamente curioso sobre a acônito que deixa todos chocados. Você sabia que ela é utilizada na medicina alternativa, como a homeopatia, e na medicina tradicional chinesa para tratar uma variedade de condições de saúde, incluindo ansiedade, fobias, asma, bronquite, congestão pulmonar, pneumonia e muito mais?
No entanto, não se trata apenas de utilizá-la da maneira que você deseja. O uso da planta para fins medicinais requer supervisão médica rigorosa, com doses extremamente diluídas, pois qualquer erro na dosagem ou na preparação pode ser fatal. Por isso, não pense que basta sair usando por aí.
Gostou de conhecer mais sobre a acônito? A planta é completamente curiosa e chama muito a atenção, principalmente pelo seu veneno, já que muitos não conhecem essa flor tão intrigante. Portanto, agora que você entende um pouco mais sobre ela, vale a pena ficar de olho para evitar o contato.

-
Tecnologia5 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo13 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos1 dia atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira