Conecte-se conosco

Tecnologia

LinkedIn aponta as carreiras que vão decolar com a Inteligência Artificial. A sua é uma delas?

A Inteligência Artificial está redefinindo o mercado de trabalho, exigindo que profissionais de todas as áreas se adaptem e evoluam.

Publicado

em

O futuro do mercado de trabalho é um assunto que sempre desperta curiosidade e especulações. Entre tantas mudanças previstas, a Inteligência Artificial (IA) destaca-se como uma das principais forças propulsoras de transformações significativas.

Recentemente, o LinkedIn Economic Graph Research Institute divulgou um estudo revelando que 53% dos empregos atuais serão modificados ou potencializados pela Inteligência Artificial (IA). Esse dado é um forte indicativo de que estamos à beira de uma revolução profissional, na qual a IA não só moldará novas profissões, mas também reinventará as já existentes.

Como os profissionais podem se preparar para essa nova era?

De acordo com a pesquisa, espera-se que até 2030, aproximadamente 65% das competências necessárias para os empregos sofram alterações. Isso não implica que todos terão de ser especialistas em Inteligência Artificial, mas sim que a familiaridade com essa tecnologia representará um diferencial competitivo.

Karin Kimbrough, economista-chefe do LinkedIn, afirma: “Ao aprender e aproveitar as ferramentas de IA, esses profissionais podem aumentar sua produtividade, passar mais tempo aprimorando habilidades pessoais cruciais – que são cada vez mais demandadas – e assumir trabalhos de maior impacto desde o início de suas carreiras.”

As implicações dessa mudança são vastas e afetam diversas gerações. Por exemplo, a Geração Z tem maior probabilidade de ver seus empregos influenciados pela inteligência artificial (IA), seguida pelos Millennials, pela Geração X e pelos Boomers. Isso indica uma tendência segundo a qual as competências necessárias no mercado de trabalho evoluirão constantemente, demandando uma capacidade de adaptação e aprendizado contínuo.

Segmentos profissionais mais afetados pela Inteligência Artificial

Profissões nas áreas de Tecnologia, Informação e Mídia, Varejo, Comércio Atacadista, Serviços Financeiros e Serviços Profissionais estão entre as mais suscetíveis às mudanças impulsionadas pela IA, conforme indica o estudo do LinkedIn. Esse cenário sugere uma realidade na qual o conhecimento em IA não é mais um luxo, mas sim uma necessidade para aqueles que buscam se destacar nesses campos.

Paralelamente, as habilidades interpessoais também estão em alta demanda. A capacidade de complementar a tecnologia com habilidades sociais, como comunicação, trabalho em equipe, resolução de problemas e liderança, é cada vez mais valorizada.

No Brasil, as habilidades mais solicitadas constituem um mix de competências técnicas e interpessoais, incluindo inglês, habilidades analíticas, Microsoft Excel, estruturação de dados, aprendizado de máquina e reconhecimento de padrões.

Procura por IA no mercado de trabalho cresce exponencialmente

Conversas sobre IA no LinkedIn aumentaram 70% de dezembro de 2022 a setembro de 2023. Interessantemente, apesar de homens e mulheres estarem igualmente expostos às mudanças trazidas pela IA, há uma discrepância na busca por conhecimento nessa área, com homens mostrando mais inclinação para aprender habilidades em IA do que mulheres.

Globalmente, os setores de Serviços Profissionais, Serviços Administrativos e de Suporte e Manufatura são os mais ativos na busca por talentos em IA. No Brasil, o setor de Serviços Profissionais lidera essa procura, seguido por Tecnologia, Informação e Mídia.

É fato: a jornada para se adaptar a essa nova realidade já começou e promete ser uma das transformações mais significativas do nosso tempo.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS