Conecte-se conosco

Agronegócio

Lírio-Aranha-Vermelho: Encanto e curiosidades de uma flor surpreendente

Publicado

em

O Lírio-Aranha-Vermelho é uma espécie de floração deslumbrante, com origem chinesa, é uma planta herbácea e bulbosa, ou seja, possui bulbos (órgãos subterrâneos), que ficam responsáveis pelo armazenamento de nutrientes e por reservar energia.

Uma curiosidade muito interessante sobre essa espécie é que ela é usada como símbolo tanto no budismo quanto na comunidade japonesa. Alguns de seus significados nessa cultura são: saudade, morte e dor, por isso, elas são muito usadas em lápides e túmulos.

Outra característica dessa planta é que ela é venenosa, por causa disso, é muito cultivada como bordadura no campo, de forma a proteger os arrozais. No caso dos túmulos, elas são usadas para protegê-los dos ratos, que se envenenam ao ingeri-la.

Características da espécie  

O Lírio-Aranha-Vermelho apresenta um bulbo tunicado, que consiste em camadas ou folhas modificadas, que envolvem e protegem o broto que está se desenvolvendo dentro do bulbo, essas camadas se chamas túnicas e são subterrâneas.  

Além disso, elas também apresenta flores em tons de rosa avermelhado e basilares de cor verde-escura mais puxado para o azul e uma linha central de cor mais clara.

Já as suas folhas possuem um formato mais alongado, estreito e linear, com uma textura carnosa e coriácea. O período de surgimento das suas inflorescências ocorre entre o fim do verão e o início do outono, após o período de chuvas.

As flores são categorizadas como umbela e possuem hastes entre 30 e 70 centímetros e podem nascer entre 4 e 6 flores de tonalidade vermelho coral e com um brilho único.

Dicas de cultivo  

Para o bom desenvolvimento dessa espécie, é necessário que o solo seja bem drenado para evitar o encharcamento, ele deve ser enriquecido com matéria orgânica e com boa profundidade. Ela é uma ótima escolha para ser cultivada em planaltos e canteiros.

Seus ciclos de floração são muito bem definidos, assim como o seu período de dormência e de crescimento. Pode ser plantada em vasos também, em grupos entre 3 e 5 mudas.

É uma espécie excelente para flor de corte, por isso, é muito usada também em arranjos florais e buquês de flores, com grande durabilidade. Ela também é conhecida por atrair polinizadores, como borboletas e abelhas e trazer um toque de vida para o jardim.

É importante fazer a poda para limpeza para retirada da folhagem amarelada e murcha que costuma ocorrer no final dos ciclos. Ela deve ser cultivada à meia sombra e receber o sol da manhã, ela tolera sol pleno, em especial, sob o clima frio.

Jornalista, apaixonada por escrita desde pequena me encontrei no universo da comunicação digital. Já escrevi sobre diversos assuntos e minha missão é levar informação e conhecimento de forma simples e objetiva para o leitor, seja ele quem for!

Publicidade

MAIS ACESSADAS