Mercado de Trabalho
Lobos em pele de cordeiro: Identifique os sinais de mau-caráter no trabalho
Você já se sentiu desrespeitado, humilhado ou ignorado por um colega de trabalho? Se sim, você pode estar lidando com um profissional mau-caráter, que prejudica o clima organizacional e a produtividade da equipe. Mas como identificar esse tipo de pessoa e evitar conflitos desnecessários?
Na verdade, existem alguns sinais que podem te ajudar a identificar esse tipo de pessoa no seu dia a dia profissional, como disse Peter Cohan, fundador da Cohan & Associates, consultoria corporativa, ao portal de empreendedorismo e negócios Inc.
Sinais de que a pessoa é um profissional mau-caráter
Ignora pedidos de colegas de trabalho
Um dos sinais de que seu colega de trabalho é mau-caráter é quando ele ignora os pedidos de ajuda, orientação ou colaboração dos outros. Isso demonstra falta de empatia, respeito e comprometimento com o bem comum. Um profissional desse tipo não se importa com o sucesso da equipe, somente com o seu próprio.
Os motivos podem, algumas vezes, ser verdadeiros, como um acúmulo de serviço por parte do colega, mas, em alguns casos, essas pessoas vão apenas inventar desculpas para não ajudar: “estou muito ocupado”; “não sei como resolver”; “na verdade, essa não é minha responsabilidade”.
Não reconhece críticas
Outro comportamento típico de um profissional ruim é não aceitar críticas construtivas, que visam melhorar seu desempenho e sua relação com os demais. Ele pode reagir de maneira agressiva, defensiva ou irônica, tentando desqualificar quem o critica ou se vitimizar.
Um profissional mau-caráter não reconhece seus erros nem busca se aperfeiçoar. Ele acha que sabe tudo e que está sempre certo, mesmo nas situações em que está claramente errado.
Envergonha os colegas em público
Um dos comportamentos mais nocivos de um profissional ruim é envergonhar seus colegas em público, seja em reuniões, apresentações ou até mesmo conversas informais. Ele pode fazer piadas maldosas, comentários sarcásticos ou insinuações maliciosas sobre o trabalho, a aparência ou a vida pessoal dos outros.
Normalmente, esse tipo de pessoa faz isso para se sentir superior, para intimidar ou desviar a atenção de suas próprias falhas. Um profissional mau-caráter não tem ética nem respeito pelos sentimentos alheios, fazendo de tudo para estar sempre por cima.
Como lidar com um colega assim?
Se você identificou algum desses comportamentos em um colega de trabalho, ou pior, todos eles, saiba que você não precisa tolerar essa situação. Existem algumas formas de lidar com um profissional assim e minimizar seus efeitos negativos. Algumas dicas são:
- não leve para o lado pessoal. Lembre-se de que essas pessoas agem assim por problemas delas, não seus;
- mantenha a calma e a cordialidade, evitando discussões acaloradas ou ofensivas. Seja educado, mas firme, buscando sempre evitar confrontos desnecessários;
- foque no seu desenvolvimento profissional, não permitindo que o mau-caráter atrapalhe sua carreira ou sua motivação;
- busque apoio da equipe e da liderança, se aliando aos colegas bons e conversando sobre o problema. Em casos de assédio moral ou ético, denuncie imediatamente.

-
Finanças20 horas atrás
Mudanças na pensão por morte: o que viúvos precisam saber?
-
Finanças1 dia atrás
Quanto ganha por mês uma pessoa considerada rica no Brasil?
-
Finanças2 dias atrás
Comerciantes não estão mais aceitando dinheiro em espécie. Pode isso?
-
Finanças1 dia atrás
Se você tem moedas de R$ 1, precisa ler este comunicado hoje mesmo
-
Política1 dia atrás
Estados Unidos: o que acontece com deportados que tentam voltar antes da hora?
-
Finanças2 dias atrás
R$ 2 bilhões esquecidos: herdeiros podem resgatar valores de falecidos
-
Finanças2 dias atrás
Dívida pode ser herdada? Saiba o que acontece com os débitos após a morte
-
Empresas2 dias atrás
Petrobras e Braskem firmam acordo por carbono