Mundo
Local para novo aeroporto de Lisboa recebe primeira visita técnica
Terminal será erguido em Alcochete.
O Ministério das Infraestruturas e Habitação (MIH) e a ANA – Aeroportos realizaram ontem a primeira visita técnica ao Campo de Tiro de Alcochete para avaliar as condições do terreno escolhido para a localização do novo aeroporto de Lisboa.
Segundo comunicado oficial, a tutela acompanhou a visita com três técnicos especialistas, realizada hoje, com o objetivo de avaliar as condições do terreno e verificar o cumprimento dos requisitos estabelecidos na Resolução do Conselho de Ministros n.º 66/2024, que definiu a localização e o desenvolvimento do novo aeroporto de Lisboa nesse local.
O MIH destacou que a visita foi realizada a pedido da concessionária ANA Aeroportos, conforme os compromissos estabelecidos no Contrato de Concessão de Serviço Público Aeroportuário nos Aeroportos situados em Portugal Continental e na Região Autónoma dos Açores, celebrado em 2012 entre o Estado Português e a concessionária.
Novo aeroporto de Lisboa
Além da presença da ANA, a visita contou com a participação de elementos da Força Aérea responsáveis pela instalação militar no Campo de Tiro de Alcochete. A construção de um novo aeroporto na região de Lisboa foi objeto de discussão ao longo dos últimos 50 anos, sendo considerado um investimento estratégico fundamental para impulsionar o desenvolvimento econômico do país.
O MIH lembrou que ao longo dos anos foram consideradas cerca de 15 possíveis localizações sem que uma decisão definitiva fosse tomada. Com base no relatório da Comissão Técnica Independente, instituída pelo anterior Executivo através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 89/2022, de 14 de outubro, para avaliar as opções estratégicas de aumento da capacidade aeroportuária na região de Lisboa, o Governo decidiu em 14 de maio que o novo Aeroporto de Lisboa – Luís de Camões será no atual Campo de Tiro de Alcochete.
O ministério enviou formalmente uma solicitação à ANA em 17 de junho, dando à concessionária um prazo de seis meses para produzir o Relatório Inicial (High Level Assumption Report) sobre o desenvolvimento da capacidade aeroportuária para Lisboa.
Luís de Camões
No final de maio, o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, anunciou o início das negociações com a Vinci/ANA para a construção do aeroporto Luís de Camões, após o governo ter aprovado a construção do novo aeroporto na região de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete, conforme recomendado pela Comissão Técnica Independente.
O Campo de Tiro da Força Aérea, conhecido também como Campo de Tiro de Alcochete devido à proximidade com a localidade urbana, está predominantemente localizado na freguesia de Samora Correia, concelho de Benavente (distrito de Santarém), com uma pequena parte na freguesia de Canha, no município do Montijo (distrito de Setúbal).

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Carreira8 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção