Empresas
Localiza e Unidas vão criar gigante da locação de veículos por meio de fusão
Acionistas da Localiza terão participação de 76,85% na nova companhia e acionistas da Unidas ficarão com fatia de 23,15%.
A Localiza e a Unidas anunciaram na terça-feira que vão combinar seus respectivos negócios em movimento que prevê incorporação de ações da Unidas pela Localiza. Nesta quarta-feira, as ações da Localiza renovaram máximas históricas à medida que o assunto repercutia.
Cada ação ordinária da Localiza valerá 0,44682380 para acionistas da Unidas em substituição a cada 1 ação ordinária de emissão da Unidas. Os acionistas da Localiza passarão a deter participação de 76,85% na nova companhia, enquanto os acionistas da Unidas ficarão com fatia de 23,15%.
Com base no preço de fechamento das ações da Localiza na terça-feira, os acionistas da Unidas terão direito a 23,12 reais por ação, um prêmio de 9,1% sobre a cotação de fechamento da véspera. Se for concluída, a operação também prevê a distribuição de até 425 milhões de reais em dividendos a acionistas da Unidas, aumentando o prêmio para 13%.
Ainda levando em conta os preços de fechamento da terça-feira, o valor de mercado da Localiza era de 39,2 bilhões de reais, e o da Unidas de 10,8 bilhões de reais.
Às 10:25 desta quarta-feira, as ações da Unidas saltavam 19,16%, a 25,25 reais, ao passo os papéis da Localiza disparavam 13,59%, a 58,77 reais. As companhias tocaram máximas históricas intradia no melhor momento, a 25,95 e 60,29 reais, respectivamente.
“A criação desta nova empresa com frota de 470 mil carros resultará em ganhos de sinergia na compra de carros novos e menores despesas gerais e administrativas, que a nosso ver não se refletem no preço atual das ações”, disseram os analistas Victor Mizusakdo e Gabriel Rezende, do Bradesco BBI,
Em fatos relevantes enviados à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), as companhias falaram sobre o acordo. “Do ponto de vista econômico-financeiro, a integração dos negócios deverá promover sinergias e aumentos de eficiência na companhia combinada resultante da incorporação de ações”.
A equipe do BTG Pactual afirmou em comentário a clientes que foi surpreendida pelo anúncio e que “sem dúvida” a fusão, se aprovada pelo Cade, resultará em uma gigante que terá muitos ganhos de sinergias e oferecerá para a Localiza uma parceria com a Enterprise.
“O principal risco, na nossa visão, é a aprovação do Cade, considerando principalmente a concentração no RAC (aluguel de carros)”, disseram..
O assessor financeiro exclusivo da Localiza foi o Bank of America, enquanto o da Unidas foi o Banco Itaú BBA. Já os aassessores legais da Localiza e Unidas foram Pinheiro Neto e Machado Meyer, respectivamente.
O negócio agora precisa passar por aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e por verificação das condições precedentes usuais para esse tipo de transação.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes