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Lojas Marisa divulga prévia operacional: receita líquida de varejo recua

Rede atua no varejo de moda feminina.

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Marisa

A Marisa Lojas (AMAR3) divulgou uma prévia de seus resultados financeiros e operacionais relativos ao quarto trimestre, os quais são preliminares e não auditados. A receita líquida do varejo registrou uma queda de 41,5%, totalizando R$ 409 milhões, enquanto o lucro bruto do varejo alcançou R$ 218,1 milhões, uma redução de 39,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Vale lembrar que esse resultado pró-forma exclui efeitos extraordinários de R$ 36,3 milhões e R$ 153,8 milhões para o quarto trimestre e o ano de 2023, respectivamente, relacionados a despesas operacionais decorrentes do encerramento de 91 lojas ao longo de 2023.

O Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) do varejo pró-forma apresentou um valor negativo de R$ 34,8 milhões (excluindo os efeitos extraordinários das despesas com reestruturação), em contraste com o resultado positivo de R$ 24 milhões registrado um ano antes.

Marisa Lojas (AMAR3)

Já a margem bruta apresentou um aumento de 1,4 ponto percentual, alcançando 51,9%, impulsionada pela redução de 27,6% nas despesas operacionais.

A empresa declarou em seu comunicado que, apesar dos esforços em normalizar suas operações de varejo e dos avanços na estrutura operacional e de capital, além da retomada das atividades comerciais ao longo do quarto trimestre de 2023, o resultado anual não atingiu as expectativas iniciais.

A Marisa começou o trimestre com uma expectativa de receita ainda inferior ao mesmo período de 2022, apesar da espera por uma recomposição gradual de estoques que não ocorreu no ritmo necessário.

Desempenho

O desempenho abaixo do esperado nos últimos meses de 2023 alertou a empresa sobre a necessidade de ajustar sua estratégia.

Para o ano de 2024, a Marisa pretende redirecionar seus esforços para o reposicionamento da marca, voltando seu foco para o público da classe C, que é o principal alvo de suas lojas físicas. Nesse sentido, a empresa anunciou a nomeação de um novo diretor-presidente, Edson Garcia, alinhado com essa estratégia de reposicionamento.

Além disso, a Marisa informou que encerrou o ano de 2023 com uma dívida líquida de R$ 67,8 milhões, representando uma redução de 31,5% em comparação com o ano anterior.

A rede

A Lojas Marisa é uma rede varejista brasileira especializada em moda feminina, masculina e infantil. Fundada em 1948, a empresa é conhecida por oferecer roupas, acessórios e calçados a preços acessíveis, atendendo principalmente o público de classe média. Com uma ampla presença no território nacional, a Lojas Marisa possui lojas físicas espalhadas por diversas cidades do Brasil, além de uma plataforma de comércio eletrônico, permitindo que os clientes comprem seus produtos tanto nas lojas físicas quanto online.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

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