Conecte-se conosco

Economia

Lote residual do IRPF: Receita paga hoje

Imposto de Renda.

Publicado

em

Imposto de renda 2021: veja como deduzir os valores dos testes de covid-19

Nesta quinta-feira (29), a Receita Federal realiza o crédito dos valores referentes às restituições do lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de fevereiro de 2024. Este lote contempla contribuintes que foram retidos na malha fina e regularizaram suas pendências com o Fisco. O montante total das restituições ultrapassa os R$ 304,1 milhões.

Deste valor, R$ 208,9 milhões serão direcionados aos contribuintes com prioridade, incluindo 3.155 idosos com mais de 80 anos, 25.536 contribuintes entre 60 e 79 anos, 3.351 pessoas com deficiência física ou mental ou portadoras de doença grave, e 6.744 professores que possuem a maior parte de sua renda proveniente do magistério.

Além disso, 80.680 contribuintes sem prioridade legal serão contemplados neste lote de restituição, incluindo aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber via Pix. Outros 88.857 contribuintes, também sem prioridade, receberão a restituição.

IRPF

Para verificar se a declaração foi liberada, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”. Essa consulta também pode ser feita por meio do aplicativo da Receita Federal para dispositivos móveis.

Caso o contribuinte não encontre seu nome na lista, ele deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar o extrato da declaração. Se houver pendências, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária indicada pelo contribuinte na declaração, podendo ser por transferência direta ou via Pix. Se ocorrer algum problema com o crédito, como a conta bancária estar desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o contribuinte pode reagendar o crédito através do Portal BB ou pelos números de telefone fornecidos.

Se a restituição não for resgatada dentro do prazo de 1 ano, o contribuinte deve requerer o valor através do Portal e-CAC, seguindo as instruções específicas fornecidas.

(Com Agência Brasil).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS