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Lucro da Embraer mais que triplica no 4TRI24
Fabricante brasileira de aeronaves.
A Embraer (EMBR3) registrou um forte crescimento no quarto trimestre de 2024, com lucro líquido ajustado de R$ 1,093 bilhão, um avanço de 211,8% em relação aos R$ 350,6 milhões reportados no mesmo período de 2023. No acumulado do ano, o lucro líquido ajustado da companhia chegou a R$ 3,990 bilhões.
As receitas da fabricante de aeronaves atingiram R$ 13,7 bilhões no 4T24 e R$ 35,4 bilhões no consolidado de 2024, o maior patamar da história da empresa. O crescimento anual foi de 36%, situando-se próximo ao limite superior das estimativas da companhia.
O lucro antes de juros e impostos (EBIT) ajustado no trimestre foi de R$ 1,6 bilhão, com margem de 11,5%. No ano, o EBIT ajustado somou R$ 4,0 bilhões, com margem de 11,3% (ou R$ 3,2 bilhões e margem de 8,9% excluindo os impactos da Boeing), superando as previsões anuais.
O fluxo de caixa livre ajustado, desconsiderando a Eve, atingiu R$ 6,0 bilhões no trimestre e R$ 4,6 bilhões no ano, impulsionado pelo aumento na entrega de aeronaves, avanço nas vendas – com destaque para os pré-pagamentos iniciais (PDP, na sigla em inglês) – e ganhos com arbitragem contra a Boeing. A empresa encerrou 2024 com uma dívida líquida de R$ 684,6 milhões, sem considerar a Eve.
Embraer (EMBR3)
Fundada em 1969, a Embraer é uma das principais fabricantes de aeronaves do mundo, com atuação nos segmentos de aviação comercial, executiva, defesa e segurança, além de sistemas agrícolas. A empresa, que tem sede em São José dos Campos (SP), é referência na produção de jatos regionais e executivos, competindo globalmente com gigantes do setor aeroespacial.
Ao longo de sua trajetória, a Embraer consolidou-se como líder no mercado de aviação regional e inovou com modelos como o E-Jets e a nova geração E2, que oferecem eficiência operacional e menor consumo de combustível. Na área de defesa, destaca-se o cargueiro militar C-390 Millennium, já adotado por diversas forças aéreas ao redor do mundo. Além disso, a companhia investe no desenvolvimento da mobilidade aérea urbana por meio da Eve Air Mobility, sua subsidiária voltada a aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOLs).
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