Política
Lula aprova medida que torna o CPF como único meio de identificação
A medida aguardava análise presidencial desde o ano passado, e seu objetivo é evitar fraudes em programas do governo.
Após sanção do presidente Lula, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) se torna o único documento de identificação para dados do governo. Dessa forma, números de CNH, Carteira de Trabalho e RG, por exemplo, não poderão ser mais utilizados para esse tipo de cadastro.
Além disso, o número do CPF deve estar presente em todos os documentos emitidos, como identificador. Dessa forma, ele passa a ser o principal meio de identificação do brasileiro.
Documentos como Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Certidão de Óbito, Título de Eleitor, Certificado Militar, Carteira Profissional, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação e Cartão Nacional de Saúde terão que incluir o número do CPF.
Além destes, o Documento Nacional de Identificação, registro no Programa de Integração Social (PIS) e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor (Pasep) e outros documentos de dados públicos passarão a exigir o CPF também.
Essa mudança foi criada para evitar fraudes nos programas do governo, já que ele é um número único para cada cidadão. O RG pode ser emitido em números diferentes com a mudança de estado, e isso abre a possibilidade de as pessoas receberem mais de um benefício.
Sendo assim, o CPF será o único documento aceito para os cadastros do benefício. Apesar de outros documentos poderem ser solicitados, a falta de um deles não impedirá a realização do cadastro ou inscrição, já que o CPF é suficiente para o proposto.
A medida já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados no ano passado e aguardava a análise presidencial. Recentemente, Lula sancionou a lei, bem como outras medidas que aguardavam aprovação.
A partir de agora, os órgãos municipais, estaduais e federais contam com 12 meses para fazer esta mudança e passar a incluir o CPF nos documentos de identificação.
Porém, os cidadãos não precisam correr para renovar seus documentos. A regra passa a valer para documentos novos e para aqueles que precisam de uma 2ª via.
Então, é possível esperar até a data de renovação dos documentos para acrescentar o número do CPF, com exceção daquelas pessoas que não possuem o número em nenhum documento oficial. Dessa forma, é preciso sim providenciar algum documento oficial em que conste o CPF.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp