Bancos
Lula oficializa Gabriel Galípolo como presidente do BC
Instituição é uma autarquia.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou dia 30 o decreto de posse de Gabriel Galípolo como novo presidente do Banco Central para o mandato de 2025 a 2028. A cerimônia de assinatura, realizada no Palácio da Alvorada, contou com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Galípolo assumirá o cargo em 1º de janeiro, sucedendo Roberto Campos Neto.
A indicação de Galípolo, feita pelo presidente Lula, foi aprovada pelo Senado após sabatina no dia 8 de outubro. Aos 42 anos, o economista paulistano possui graduação e mestrado em economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e já exerceu funções como secretário executivo do Ministério da Fazenda e presidente do Banco Fator (2017-2021). Entre 2006 e 2012, também atuou como professor universitário.
Além de Galípolo, outros três novos diretores foram confirmados para o Banco Central e tomarão posse em janeiro: Nilton José Schneider, Izabela Moreira Correa e Gilneu Astolfi Vivan. As indicações foram aprovadas pelo Senado em 10 de dezembro.
BC
Nilton Schneider assumirá a Diretoria de Política Monetária. Formado em engenharia de produção pela USP, ele possui vasta experiência em tesouraria e operações financeiras, tendo atuado no Banco Bradesco desde 2019.
Izabela Correa será responsável pela Diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta. Com formação em administração pública pela Fundação João Pinheiro, Izabela tem doutorado em governo pela London School of Economics e realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Oxford. No Brasil, lecionou gestão pública e políticas públicas no Insper.
Gilneu Vivan ficará à frente da Diretoria de Regulação. Economista com especialização em gestão financeira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestrado em gestão econômica pela Universidade de Brasília, ele foi chefe do Departamento da Regulação do Sistema Financeiro Nacional até este ano.
(Com Agência Brasil).
-
Loterias2 dias atrás
Mega da Virada: como ganhadores podem perder o prêmio milionário por desatenção
-
Política24 horas atrás
Quem vai concorrer à presidência do Brasil em 2026? O que se sabe até agora
-
Investimentos17 horas atrás
Vida na Itália: o que ninguém te conta sobre comprar casas de 1 euro
-
Mundo2 dias atrás
Cidade japonesa adota medidas drásticas contra turismo excessivo
-
Cotidiano2 dias atrás
Mudanças climáticas: Brasil está em alerta para calor extremo
-
Agronegócio23 horas atrás
Elimine formigas do seu jardim com um simples ingrediente culinário
-
MEI2 dias atrás
Nova regra do Pix e MEI: o que muda para o microempreendedor?
-
Saúde2 dias atrás
Feng Shui e decoração: conheça as plantas perfeitas para atrair harmonia na entrada do lar