Cotidiano
Lula recebe alta hospitalar e permanecerá em SP
Presidente foi internado dia 10.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alta do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na manhã de domingo (15), após uma cirurgia para drenar um hematoma intracraniano. Ele ficará em sua residência na capital paulista até pelo menos quinta-feira (19), quando deverá retornar ao hospital para novos exames, incluindo uma tomografia.
A equipe médica, formada pelo cardiologista Roberto Kalil Filho, o neurologista Rogério Tuma, o neurocirurgião Marcos Stávale, a médica pessoal de Lula, Ana Helena Gremoglio, e o médico José Guilherme Caldas, que realizou o procedimento de embolização, destacou a boa recuperação do presidente.
“O quadro foi além do esperado. Para nossa felicidade, ele está de alta hospitalar”, afirmou a médica Ana Helena Gremoglio. O cardiologista Kalil, no entanto, esclareceu que se trata de alta hospitalar e não médica, o que exige que Lula permaneça em São Paulo para acompanhamento.
O presidente está se recuperando bem, segundo os médicos, e poderá realizar atividades normais, com exceção de exercícios físicos mais intensos. “Ele está estável, caminhando, se alimentando e falando normalmente. O pós-operatório foi muito bom, dentro do esperado”, disse Kalil.
Lula: Histórico da internação
Lula foi internado devido a uma queda doméstica em outubro, que resultou em uma hemorragia intracraniana. Na madrugada de terça-feira (10), após sentir dores de cabeça, foi levado ao Hospital Sírio-Libanês em Brasília, onde uma ressonância magnética identificou o hematoma. Transferido para São Paulo, o presidente passou por uma cirurgia de emergência para drenagem.
Dois dias depois, na quinta-feira (12), Lula realizou um novo procedimento para bloquear o fluxo de sangue e evitar a formação de um novo hematoma. Na sexta-feira (13), os médicos retiraram o dreno intracraniano.
Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, Lula apareceu caminhando ao lado do neurocirurgião Marcos Stávale e afirmou: “Estou firme e forte! Andando pelos corredores, conversando bastante, me alimentando bem e, em breve, pronto para voltar para casa e seguir trabalhando e cuidando de cada família brasileira”.
O boletim médico divulgado no sábado (14) informou que o presidente fez apenas exames de sangue e segue apresentando boa recuperação.
(Com Agência Brasil).

-
Bancos22 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF19 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Tecnologia14 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas11 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação