Conecte-se conosco

Bancos

Maiores bancos do mundo crescem 20% em valor de mercado

Levantamento da GlobalData compilados pela Ford.

Publicado

em

Mesmo após um expressivo avanço de 27% em 2024, os 25 maiores bancos do mundo por valor de mercado mantiveram o ritmo positivo no início de 2025, registrando alta de 20,1% no primeiro trimestre. Os dados são da GlobalData, empresa especializada em análise de mercado, e apontam que o grupo atingiu uma capitalização total de 4,7 trilhões de dólares (cerca de 4,16 trilhões de euros). A informação é da Forbes.

O crescimento ocorre em meio a um cenário econômico desafiador, marcado por tensões comerciais intensificadas pelo governo de Donald Trump nos Estados Unidos. Ainda assim, a maioria das ações dos grandes bancos teve valorização entre janeiro e março, favorecida pelos cortes nas taxas de juros implementados por bancos centrais ao redor do mundo no ano passado.

O JPMorgan Chase segue como o maior banco do planeta, com valorização de 17,7% no trimestre e um valor de mercado de 679 bilhões de dólares (aproximadamente 601,5 bilhões de euros). O bom desempenho foi impulsionado especialmente pela atuação do banco nas áreas de investimentos e serviços comerciais.

No entanto, o segundo lugar no ranking global mudou de mãos: o chinês ICBC (Industrial and Commercial Bank of China) ultrapassou o Bank of America após registrar um salto de 30% em valor de mercado, chegando a 331 bilhões de dólares (cerca de 293,2 bilhões de euros).

Maiores bancos do mundo

Outros bancos norte-americanos, como Goldman Sachs e Morgan Stanley, também apresentaram fortes resultados, com crescimentos de 24,1% e 20,8%, respectivamente. Ambos foram beneficiados pela recuperação da atividade nos mercados de capitais e pela resiliência das operações de gestão de patrimônio.

Na contramão, o canadense TD Bank teve queda de 1,1% em seu valor de mercado, somando 105,9 bilhões de dólares (93 bilhões de euros), reflexo do desaquecimento do setor imobiliário no Canadá e do aumento da inadimplência em hipotecas.

Na Ásia, os bancos chineses continuam se destacando. Além do ICBC, instituições como o Bank of China, o Agricultural Bank of China e o China Construction Bank registraram aumentos de até 40% em suas avaliações de mercado, impulsionados por programas governamentais de incentivo a empréstimos e investimentos em infraestrutura.

Em recuperação

Os bancos europeus também mostraram recuperação. O britânico HSBC viu seu valor de mercado crescer 37%, para 203,4 bilhões de dólares (180,2 bilhões de euros), enquanto o espanhol Santander subiu 33%, para 102,9 bilhões de dólares (91,2 bilhões de euros). O singapurense DBS Group liderou entre os destaques de valorização, com avanço de 43,3%, alcançando 99 bilhões de dólares (87,7 bilhões de euros).

(Com Agências).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS