Mercado de Trabalho
Maioria concorda com jornada reduzida de trabalho, aponta pesquisa
Levantamento diz que 9 a cada 10 pessoas só enxergam vantagem na nova escala.
Um novo modelo de trabalho vem ganhando cada vez mais atenção e espaço no cenário corporativo brasileiro: a jornada de quatro dias de trabalho.
Segundo pesquisa exclusiva para a CNN realizada pela 4 Day Week Global, Boston College, Reconnect Happiness at Work e EAESP-FGV, 9 em cada 10 pessoas que participaram do piloto no Brasil afirmaram concordar com essa nova forma de trabalhar.
Escala menor proporciona melhor qualidade de vida
Entre os principais benefícios apontados pelos colaboradores das 19 empresas que aderiram ao teste estão a maior produtividade e a redução da ansiedade.
Mesmo com salários mantidos e 20% a menos de tempo de trabalho, mais da metade dos participantes registraram uma melhoria na execução dos projetos e na capacidade de cumprir prazos.
Além disso, 80,7% dos trabalhadores destacaram o impacto positivo na criatividade e inovação.
Os benefícios dessa nova jornada de trabalho vão além do ambiente laboral, alcançando também a saúde mental das pessoas.
Cerca de 8 em cada 10 participantes relataram sentir mais energia para realizar as tarefas, 46% reduziram a sensação de desgaste no final do dia e 30,5% afirmaram sentir menos ansiedade ao longo da semana.
Ao trabalharem apenas quatro dias na semana, brasileiros sentiram melhora na qualidade das tarefas e na saúde mental e física – Imagem: reprodução
Para Renata Rivetti, diretora da Reconnect Happiness at Work, é essencial que as empresas façam mudanças para se adaptarem a esse novo modelo de trabalho.
Não se trata apenas de tirar a sexta-feira, mas sim de redesenhar as atividades laborais, priorizando tarefas, utilizando tecnologia, melhorando a comunicação e trabalhando a relação entre as pessoas.
Os impactos sociais dessa jornada reduzida também são perceptíveis, com um aumento da colaboração entre os profissionais, mais energia para a família e amigos e uma melhora nas relações com os gestores.
Além disso, a pesquisa evidenciou um equilíbrio maior entre homens e mulheres, com as mulheres destacando a possibilidade de conciliar melhor suas jornadas e os homens mencionando a chance de ter mais tempo com a família.
Apesar dos benefícios evidentes, o Brasil ainda enfrenta desafios para implementar em larga escala a semana de quatro dias de trabalho, especialmente pela cultura de valorização do trabalho excessivo.
No entanto, a discussão sobre modelos de trabalho mais flexíveis e sustentáveis vem ganhando relevância, demonstrando um amadurecimento nesse sentido.
Diante desses resultados positivos, é possível vislumbrar um novo paradigma no mercado de trabalho brasileiro, em que a busca pela produtividade e a qualidade de vida dos colaboradores caminhe lado a lado.
A jornada de quatro dias de trabalho se mostra não apenas viável, mas também benéfica às empresas e às pessoas envolvidas, sinalizando um movimento rumo a uma nova forma de pensar e vivenciar o trabalho.
Com informações da CNN.

-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos
-
Mundo7 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Empresas2 dias atrás
Sukiya suspende atividades após cliente achar inseto na comida