Tecnologia
Manuel Castells no Brasil: ‘IA precisa ser regulada’
Sociólogo e professor espanhol.
O sociólogo e professor espanhol Manuel Castells, um dos palestrantes do Seminário Internacional Democracia e Novas Tecnologias, alerta para os perigos do uso inadequado das redes sociais por pessoas já polarizadas, o que pode comprometer o debate democrático racional. Castells destaca que esse cenário pode levar a um ambiente de desinformação, disseminação de notícias falsas e manipulação de imagens e figuras por meio da inteligência artificial (IA).
Para Castells, o mau uso da tecnologia é especialmente preocupante em um momento em que a humanidade enfrenta grandes desafios. Ele observa que o debate público tem sido cada vez mais influenciado por manipulações que prejudicam a democracia. O professor cita as eleições nos Estados Unidos e no Brasil como exemplos marcantes de polarização e uso intensivo das redes sociais.
Entretanto, Castells ressalta que as tecnologias em si não são a causa do problema, mas sim amplificadores dele. Ele aponta a falta de confiança nos políticos e nas instituições políticas como a origem da crise democrática. Nesse sentido, Castells defende a regulação das redes sociais e do uso da inteligência artificial como uma possível solução.
Manuel Castells no Brasil
O professor enfatiza que as redes sociais são controladas por oligopólios e que a regulação dessas empresas por meio da lei é essencial. Ele destaca a necessidade urgente de regular a inteligência artificial, visto que ela tem o potencial de criar uma realidade artificial nas mentes das pessoas.
De acordo com Castells, a crise de confiança nas instituições democráticas é evidente, com três quartos dos cidadãos não confiando em seus políticos. No entanto, ele ressalta que a maioria das pessoas ainda é a favor da democracia, embora acreditem que a democracia em que vivem não corresponde à ideal.
Diante desse cenário, diversos senadores têm proposto projetos para regulamentar o uso da inteligência artificial e combater crimes cometidos por meio dela. Entre essas propostas, destacam-se iniciativas para regular o uso de deepfakes, aumentar as penas para crimes cometidos com o uso de IA e criar comissões para proteção de dados e segurança cibernética.
TSE
Além disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também está atento ao problema, tendo recentemente proibido o uso de deepfakes nas eleições municipais e estabelecido restrições para o uso de robôs na propaganda eleitoral. Essas medidas visam proteger a integridade das eleições e garantir que a sociedade esteja informada sobre o uso de IA na política.
(Com Agência Senado).

-
Finanças19 horas atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Mundo11 horas atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Finanças2 dias atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Agronegócio23 horas atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Automobilística2 dias atrás
Câmbio automático: devo usar D ou N ao parar no semáforo?
-
Investimentos2 dias atrás
Antes de comprar uma casa, veja 6 aspectos essenciais que você deve avaliar
-
Empresas2 dias atrás
Banco BS2 compra participação na fintech mineira Paag
-
Finanças2 dias atrás
É isto o que vendedores de carros não te contam sobre financiamento