Conecte-se conosco

Economia

Manufatura impulsiona recuperação da economia do México no 3° tri

Economia do país se recuperou 12,1% no terceiro trimestre em relação ao anterior.

Publicado

em

A economia do México se recuperou 12,1% no terceiro trimestre ante o segundo trimestre, ajudada principalmente pela retomada do setor manufatureiro, disse a agência local de estatísticas Inegi nesta quinta-feira.

A país registrou uma retração histórica de 17% no segundo trimestre, ocasionada pela paralisação das atividades em razão da pandemia de coronavírus, que deixou mais de 103 mil mortos no México.

Um levantamento preliminar divulgado no fim do mês passado está em linha com o número divulgado hoje, já que previa que a segunda maior economia da América Latina tinha avançado 12% entre julho e setembro.

As atividades secundárias (indústria e manufatura) observaram o maior crescimento trimestral, de 21,7%, seguidas por comércio e serviços, com avanço de 8,8%, e pelas atividades primárias, com 8%, segundo informações dessazonalizadas do Inegi baseadas nos dados do Produto Interno Bruto (PIB).

O PIB do México recuou 8,6% em termos anuais, o que deixa o país latino-americano aprofunda ainda mais uma recessão iniciada no final de 2019, de acordo com números do governo.

Na quarta-feira, o Banco do México disse em seu relatório trimestral que a recuperação econômica “foi impulsionada por uma forte recuperação na demanda externa”, mas “permanece um alto grau de incerteza sobre a evolução futura da atividade, tanto nacional quanto global”, acrescentou.

Outro relatório do Inegi também mostrou o comportamento da atividade econômica durante o mês de setembro, que registrou alta mensal de 1% e perda de 5,5% ano a ano.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS