Conecte-se conosco

Agronegócio

Maria-sem-vergonha: A flor 'atrevida' que conquista jardins com seu charme

Publicado

em

A planta Impatiens Walleriana, conhecida popularmente como maria-sem-vergonha, destaca-se por suas pétalas coloridas e recebe diversos apelidos, como beijinho, avenca e até beijo-turco. Bastante popular no Brasil, essa planta é uma excelente opção para fins decorativos. Sendo assim, acompanhe a matéria para saber mais sobre essa espécie.

É muito comum de esse tipo de planta ser encontrada em jardins, pois se adaptam a diferentes ambientes. A maria-sem-vergonha também possui características que a tornam muito especial. Sua diversidade de cores é o aspecto mais marcante, pois suas pétalas podem apresentar tonalidades brancas, vermelhas, azuis, roxas, dentre outras.  

Além de suas cores vibrantes e alegres, a Impatiens Walleriana possui uma altura impressionante, podendo atingir até 60 cm de altura. Essa característica faz dela uma excelente opção para transformar varandas e jardins e deixá-los muito mais bonitos e coloridos.    

Como cultivar

Agora que você já conheceu algumas das principais características da maria-sem-vergonha, chegou o momento de aprender a cultivá-la no seu próprio quintal. Então, mãos à obra: separe os materiais necessários e acompanhe para não perder nada.

Escolha um lugar adequado  

Esse é o tipo de planta que se dá melhor em lugares com bastante iluminação ou à meia-sombra. Sendo assim, o mais adequado é realizar o seu cultivo em um jardim ou em uma varanda.  

Selecione o vaso  

É recomendável optar por vasos feitos de cerâmica ou barro, que possuam furos na base. Essa escolha é essencial para garantir uma drenagem adequada do solo e prevenir o apodrecimento das raízes.  

Preparando o substrato  

Opte sempre por um substrato composto por materiais orgânicos. Recomenda-se utilizar uma mistura de terra, húmus de minhoca e composto orgânico, como o esterco bovino. Essa combinação é capaz de proporcionar os nutrientes necessários para o crescimento da planta.  

Cuidado com a rega  

Não deixe de molhar a planta diariamente, visto que a maria-sem-vergonha necessita de um solo úmido para absorver todos os nutrientes adequados para sua sobrevivência. Mas não há necessidade de deixar o solo encharcado. Por isso tenha atenção.  

Não se esqueça da adubação mensal  

Realizar a adubação de forma mensal é ainda mais importante do que todos os passos citados acima. Para garantir um desenvolvimento saudável da planta, é recomendado aplicar fertilizante NPK 10-10-10 nas bordas do vaso.  

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS