Conecte-se conosco

Economia

MEI: empreendedor deve ficar atento ao pagamento do DAS

Sebrae ensina a emitir a guia e até pagar.

Publicado

em

seguro-desemprego MEI

Todo mês, por volta do dia 20, os microempreendedores individuais (MEI) devem estar atentos ao pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), que é responsável pela coleta dos tributos. Caso o proprietário do pequeno negócio tenha se atrasado, é possível gerar um novo boleto com o valor atualizado. Para esclarecer essas e outras dúvidas, o Sebrae produziu uma série de 10 vídeos e um Portal dedicados exclusivamente a essa categoria de empreendedores.

Além de manter os pagamentos em dia com a Receita Federal, quitar as DAS dentro do prazo estabelecido garante ao MEI acesso a benefícios como aposentadoria, salário-maternidade, auxílio-doença, licença e outras garantias familiares, como pensão por morte e auxílio-reclusão. Para emitir a guia, é necessário acessar o portal gov.br/mei e selecionar a opção “já sou MEI”. Em seguida, basta procurar pelo link “pagamento de contribuição mensal e parcelamentos” e acessar o boleto de pagamento.

MEI

O sistema solicitará o número do CNPJ. O procedimento envolve clicar em “Emitir Guia de Pagamento” no topo da página, informar o ano desejado e selecionar o mês de pagamento na coluna “período de apuração”. É possível emitir os boletos de todos os meses e criar um carnê para pagamento. Após isso, clique em “Apurar/Gerar DAS” e, por fim, em “imprimir” ou “visualizar o PDF”. Aqueles que preferirem podem optar pelo débito automático.

O Sebrae também oferece um recurso para a emissão gratuita da guia do boleto DAS-MEI. A ferramenta está disponível no portal do Sebrae ou no aplicativo para celulares. Para utilizar, basta fazer login com CPF e senha no portal do Sebrae, acessar o ambiente “Meu Mural” e lá estará disponível a emissão do boleto ou código para pagamento online, bem como o histórico de pagamentos.

Sebrae

Seja para quem está começando a empreender, já possui um negócio ou precisa organizar a empresa, o Sebrae desenvolveu um portal com conteúdo específico para microempreendedores individuais. Nesse espaço, é possível encontrar orientações sobre diversos temas, desde a formalização como MEI até a emissão das guias DAS em atraso. Ao completar as trilhas de conhecimento disponíveis, o empreendedor terá acesso a benefícios exclusivos, como consultorias, descontos e acesso a linhas de crédito diferenciadas.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS