MEI
Quem é MEI pode se aposentar com mais de um salário mínimo? Entenda!
Microempreendedores Individuais (MEIs) têm direito à aposentadoria. E o valor pode ser maior que um salário mínimo se forem feitas contribuições extras. Veja como.
Ser um Microempreendedor Individual (MEI) é uma saída para muita gente diante da crise causada pela pandemia da Covid-19. No momento em que muita gente nova está empreendendo, surge uma dúvida: MEI tem direito a aposentadoria? E quais os valores?
Leia mais: 13º dobrado para segurados do INSS é aprovado em comissão da Câmara
Por isso, tudo vai depender do valor que é recolhido na guia do Simples Nacional (DAS). O valor é pago todos os meses e faz toda a diferença no futuro, quando o empreendedor se aposenta.
Dessa forma, o MEI faz uma contribuição de 5% para o INSS. Isso já garante o direito à uma salário mínimo de aposentadoria.
Do mesmo modo, manter o cadastro MEI sempre atualizado é também uma forma de garantir o benefício, mantendo todas as obrigações em dia. Sem as contribuições mensais, os atrasos podem trazer barreiras para a aposentadoria e também outros benefícios previstos.
Aposentadoria por idade do MEI
De acordo com as regras da Previdência Social, a aposentadoria por idade é possível para mulheres com 62 anos e 65 para homens. No caso de quem é MEI, além da idade mínima, tem que contribuir com a Previdência pelo período mínimo de 15 anos.
Aposentadoria por invalidez
MEI tem direito à aposentadoria por invalidez desde que tenha pelo menos 12 meses de contribuição. Por outro lado, em alguns casos específicos, não existe esse tempo de carência. Porém, cada caso é analisado pela Previdência durante o pedido de aposentadoria.
Valor da aposentadoria do MEI
Para ser maior que um salário mínimo alguns pagamentos complementares à guia DAS precisam ser feitos todos os meses. Ou seja, tudo depende de como o MEI contribui. Se for a contribuição de 5% fica com um salário mínimo de aposentadoria.
Por outro lado, paga-se mais 15% também da Guia da Previdência Social (GPS). O valor é à parte do INSS. Assim, o MEI se aposenta com valor maior que um salário mínimo e pode também se aposentar por tempo de contribuição.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Mercado de Trabalho22 horas atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?