Conecte-se conosco

Economia

Como escolher o melhor tipo de aposentadoria do INSS a partir dos 50 anos?

Cidadão com mais de 50 anos interessado em se aposentar precisa estar atento às mudanças nas regras da aposentadoria.

Publicado

em

A reforma de Previdência trouxe mudanças importantes para quem está perto de se aposentar. Para os cidadãos acima dos 50 anos, é importante saber que correr para solicitar o benefício nem sempre é a melhor escolha do ponto de vista financeiro.

Antes de dar entrada no processo, é preciso avaliar as opções oferecidas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Veja os benefícios e regras que devem ser considerados:

  • Aposentadoria por idade (urbana, rural e híbrida);
  • Aposentadoria especial por pontos e direito adquirido;
  • Aposentadoria com conversão do tempo de serviço especial em comum;
  • Regra de transição de pedágio de 100% e pontos.

O que considerar?

Em geral, quem está nessa faixa de idade tem apenas uma parcela do tempo de contribuição exigido, que é de 25 anos para mulheres e de 33 para homens. Por isso, o grupo se enquadra nas regras de transição da reforma.

Nesse caso, é necessário pagar pedágio de 50% ou 100%. Esse pedágio requer que o trabalhador contribua por mais 50% ou 100% do tempo que faltava para completar o tempo de contribuição até o dia 13 de novembro de 2019.

Outra possibilidade é se enquadrar no regime de pontos, onde cada ano contribuído e cada ano de idade equivale a um ponto. Atualmente, a regra exige 88 pontos para mulheres e 98 pontos para homens.

Além de conhecer as possibilidades, o trabalhador deve saber sobre as diferenças entre o tempo de contribuição urbano e rural, entre outros pontos importantes. Por isso, a dica é consultar um profissional da área antes de tomar qualquer decisão sobre a aposentadoria.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS