Curiosidades
Menores animais do mundo: tão pequenos que você nem deve conhecer
Temos no planeta uma diversidade tão grande de animais que nem imaginamos que algumas espécies possuem formas em miniatura. Veja que fofos!
Que o mundo tem uma variedade imensa de espécies de animais, todo mundo sabe, tanto que é impossível memorizarmos todas elas. Até mesmo quem estuda ou trabalha na área conhece apenas uma parte desse abundante mundo.
É muito interessante, então, como as espécies habitam o planeta de forma a contribuir com ele, conforme as individualidades se suas espécies. Isso também tem relação com o tamanho dos animais, que tomam seus lugares no ecossistema, em diferentes habitats.
Mas você sabe quais são os menores animais do mundo? Desconsiderando os insetos, trouxemos uma lista com esses exemplares, muito deles até muito fofinhos. Confira!
Morcego-nariz-de-porco-de-kitti
Foto de Shutterstock
Também conhecido como morcego-abelha, este pequeno animal é natural da Tailândia e é bem menor que os morcegos que costumamos ver por aí. Ele tem cerca de 3 cm, mas suas asas posem chegar a um tamanho cinco vezes maior que seu corpo.
Sua cor também difere dos outros exemplares de sua família, já que possui uma tonalidade avermelhada. Seu habitat são cavernas que ficam próximas de rios.
Tartaruga-de-patas-malhadas
Foto de Shutterstock
Tartarugas filhotes são muito fofas, mas já imaginou uma que fica para sempre com o tamanho de bebê? É o caso dessa espécie muito encontrada na África do Sul e na Namíbia. Além de seus 10 cm de comprimento, que a torna uma minitartaruga, ela também possui cinco dedos em suas patinhas dianteiras.
Sagui-pigmeu
Foto de Shutterstock
Considerado o menor macaco do planeta e encontrado principalmente aqui no Brasil, o sagui-pigmeu talvez seja um dos animais mais fofos dessa lista. Ele possui 35 centímetros e pesa apenas 100 gramas. Como habita a selva amazônica, também pode ser encontrado no Peru, na Bolívia e na Colômbia.
Paedophryne amauensis
Foto de Shutterstock
A menor rã do mundo mede apenas 7 milímetros, o que a torna quase imperceptível. Como são muito pequenas, elas costumam se esconder em folhas ou musgos no meio da floresta equatorial.
Ela é nativa de Papua, Nova Guiné, e foi registrada há pouco tempo. Provavelmente se você passasse por este animal não o perceberia, já que foi difícil até saber de sua existência. Ele só foi descoberto em 2009, e não se sabe ao certo o porquê de seu tamanho tão minúsculo.

-
Tecnologia13 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Tecnologia10 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Mundo21 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio2 dias atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos2 dias atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?