Conecte-se conosco

Curiosidades

Mentira tem perna curta: veja 6 sinais clássico de quem NÃO fala a verdade

Para entender o universo dos grandes mentirosos, revelamos aqui algumas táticas que eles usam para tentar nos convencer.

Publicado

em

Todos nós já passamos por aquele momento em que uma “mentirinha” parece inevitável. Porém, algumas pessoas parecem ter um talento especial para contar histórias que são, bem, um tanto quanto questionáveis. Para entender o universo desses grandes “romancistas” do cotidiano, revelamos aqui algumas táticas que eles usam para tentar nos convencer.

6 sinais clássicos de quem está mentindo para você

1. As viradas de roteiro

Preste atenção se a história de alguém muda mais que as estações. Se um dia estão contando uma coisa e no outro dia a história se transforma, pode ser que essas narrativas criativas estejam servindo para algo além de entreter.

2. A prolixidade que confunde

Tem aqueles que usam tantos floreios linguísticos que quase precisamos de um dicionário para acompanhar. Se uma simples ida à padaria vira um relato complexo, essa pode ser uma maneira de mascarar a realidade.

3. O charme do exagero

Imagine alguém que sempre tem uma aventura épica para cada ocasião. Pode ser alguém que diz ter visitado restaurantes de estrelas Michelin, mas na verdade só foi ao fast-food da esquina. Essa tendência ao exagero é uma assinatura clássica dos mestres da invenção.

4. O detetive invertido

Algumas pessoas fazem perguntas demais, como se estivessem jogando um jogo de detetive ao contrário. Pode ser um sinal de que estão tentando garantir que sua narrativa esteja alinhada com o que os outros sabem ou acreditam.

5. O olhar que desvia

Dizem que os olhos são as janelas da alma, e talvez por isso, alguns preferem manter as cortinas fechadas. Evitar contato visual pode ser um sinal de desconforto com a verdade que está sendo contada.

6. A dança do nervosismo

É normal ficar nervoso, mas quando alguém está constantemente mostrando sinais de ansiedade como suor frio ou tropeços nas palavras, isso pode ser um indício de que estão tentando nos levar a uma realidade alternativa.

É essencial ter em mente que esses sinais não são exclusivos de contadores de histórias criativos. Todos nós temos nossos momentos de nervosismo ou confusão. No entanto, se alguém combina várias dessas características com regularidade, pode ser hora de ligar o seu radar interno.

Portanto, fique de olho nesses detalhes e veja se as histórias ganham enfeites desnecessários. Faça perguntas abertas que desafiem a consistência do relato e observe atentamente a linguagem corporal.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS