Empresas
Mercedes-Benz demitirá funcionários em massa no país: Entenda a razão
Frente à decisão da montadora alemã, funcionários realizaram paralisação das atividades na empresa em forma de protesto.
A empresa alemã voltada para o mercado automotivo, Mercedes-Benz, irá demitir um grande número de funcionários em São Bernardo do Campo. O foco da empresa no presente momento é aumentar a produção de caminhões e chassis de ônibus, mas também pretende desenvolver tecnologias e serviços inovadores.
Nesse sentido, a empresa admitiu que uma das motivações para a realização dessa demissão em massa é que o mercado automotivo, com o passar do tempo, está cada vez mais dinâmico, e a competitividade nesse setor cresce de maneira exponencial.
Diante dos avanços tecnológicos, a empresa precisa se moldar a essas mudanças, aumentando os custos dos seus processos e fazendo com que haja a necessidade de uma reestruturação nesse segmento.
No entanto, frente a essa decisão da empresa, os trabalhadores, indignados, iniciaram um protesto. Após a realização de uma assembleia no dia 8, os funcionários decidiram paralisar suas atividades laborais na fábrica em forma de protesto contra a determinação da montadora alemã de mandar embora cerca de 3,6 mil empregados.
Em vista disso, é importante dizer que a assembleia foi realizada pelo presidente do sindicato dos metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges, que também é um dos empregados da empresa.
Diante desse protesto, a Mercedes-Benz divulgou em nota que já iniciou as negociações com o sindicato e que está discutindo medidas para alcançar seu objetivo de ampliar as operações voltadas para caminhão e ônibus no Brasil.
A empresa também afirmou que existe uma “urgência na necessidade de reestruturação de áreas e, consequentemente, a garantia de sustentabilidade dos negócios a longo prazo no país”.
Além disso, a montadora relatou que está em busca de empresas e fornecedoras de São Paulo para realizar parcerias que possibilitem a manutenção de todos os processos da empresa.
Logo, aquelas pessoas que forem demitidas poderão ser recontratadas através dessas empresas parceiras. É o que se espera, diante de um corte tão significativo quanto esse.

-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira14 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia9 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?