Conecte-se conosco

Economia

Mês de outubro: 1 feriado e 1 ponto facultativo. Saiba quais são as datas

Outubro chega amanhã e já nos presenta boas notícias! O feriado será logo nos primeiros 15 dias e o ponto facultativo irá fechar o mês.

Publicado

em

Para que todos se organizem bem, este mês teremos dois dias a mais de descanso. A sensação que fica é a de que o ano passou voando quando estamos às portas de terminar o mês de setembro. E a grande demanda de trabalho pode ter sido exaustiva para muitos durante a volta ao contexto sem pandemia, por isso esses momentos de descanso não têm preço.

A notícia pode ser ruim para uns, boa para outros e pode ser até uma oportunidade de ganhar dinheiro do feriado! Você sabia que, além do descanso merecido, o trabalhador pode ganhar em dobro se trabalhar em dias de feriado? Saiba mais!

Feriado no mês de outubro

O mês de outubro tem o feriado nacional que oferece a milhares de brasileiros o direito de descansar sem ser descontado no salário. Quem define o calendário oficial de feriados nacionais, é o Ministério da Economia e é por meio do calendário fornecido pelo ministério que as empresas conseguem se organizar, bem como os trabalhadores conseguem fazer planos.

O calendário oficial do mês de outubro comprova o feriado durante o mês, e isso significa que os trabalhadores podem descansar ou optar por ganhar dinheiro extra. E para quem exerce alguma atividade considerada essencial, tais como escala de plantão e rodízio entre os funcionários da empresa, a notícia é boa: trabalhar em dia de feriado vale o dobro ou gera horas extras, que podem ser desfrutadas outro dia, caso haja negociação com os empregadores.

O dia 12 de outubro será o dia do feriado, logo nos primeiros dias do mês, data da Padroeira do Brasil, mais conhecida como Nossa Senhora Aparecida, data em que se comemora também o Dia das Crianças. A notícia ruim é de que o feriado será em dia de sábado, o que não faz diferença pra muita gente.

Já o ponto facultativo será pelo Dia do Servidor Público, no dia 28, quase ao final do mês. Quem trabalha em empresas privadas não têm direito ao feriado, portanto, a notícia só é boa para os funcionários públicos. Por ser considerado um feriado facultativo, o trabalhador só ganhará a folga quando houver uma negociação com o empregador.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS