Conecte-se conosco

Commodities

Mesmo com prêmios positivos da soja velha, sem bolsa mercado trava; 3ª deve ter pressão

O feriado do Dia do Trabalho, nos EUA, tiram referência de preços nesta segunda-feira, deixando o mercado com baixa liquidez

Publicado

em

Qualquer nível de negócio com a soja e demais commodities agrícolas nesta segunda (4) vai se dar apenas sobre as referências da sexta, daí que deverá ser um dia de pouca liquidez diante das bolsas dos Estados Unidos fechadas (feriado local).

Em período crucial de formação de preços, sem o andamento diário das cotações, os participantes vão ficar mais recolhidos esperando a terça-feira. Mais ainda os compradores.

Há no ar uma tendência de o grão seguir pressionado, depois que fechou a semana anterior no negativo em Chicago, deixando o janeiro em torno de 18 cents mais distante dos US$ 14 o bushel.

Há a oferta americana em colheita para começar, ainda que mais acanhada dos que as previsões iniciais da safra, e o plantio brasileiro a 10 dias da largada.

De positivo, por assim dizer, é que os prêmios da soja velha, para entrega em setembro e outubro, estão positivos em 95 e 60 pontos, respectivamente. Os portos estão com mais fluxo e pouco tempo de espera, informa o analista Vlamir Brandalizze.

Mas ainda tem muita soja para sair da safra 22/23, o que indica pressão também, completa.

Para os vencimentos de fevereiro e março, os prêmios estão negativos, como convém à evolução na medida que a colheita 23/24 brasileira estiver saindo e com ainda a soja americana nos armazéns.

Com mais de 40 anos de jornalismo, sempre em economia e mercados, já passou pelas principais redações do País, além de colaborações para mídias internacionais. Contato por e-mail: infomercadosbr@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS